Saúde e Bem-Estar

Por que não de mochilão?

Bel Victorio
12/11/2015 22:00
Thumbnail

Antes de programas as próximas férias, imagine um mochilão (Foto: Bigstock)

Definir o roteiro, sem ficar à mercê dos pontos turísticos mais conhecidos, está entre os motivos que levam as pessoas a viajarem por conta. Outro fator são as promoções relâmpagos de passagens aéreas e hospedagens encontradas na internet. Confira os lados bons e também os desafios de viajar por conta própria na terceira idade.
Cuidados extras
A liberdade de viajar sem agências ou guias tem seu preço. É preciso pesquisar muito mais sobre o destino, para saber se é necessário ter alguma documentação especial ou se o país oferece restrições culturais. Se mais de um destino estiver no roteiro, não descuide dos horários dos próximos voos.
As benesses dos pacotes
Os pacotes de viagem podem incluir uma série de recursos específicos para os idosos. Agências especializadas em terceira idade procuram hotéis acessíveis (térreos ou com elevadores, localizados em regiões centrais), com lazer adequado e alimentação com opções diet e com pouco sal. Os passeios são realizados em ritmo mais lento, com guias que falam português.
Melhor de dois mundos
Para quem quer aproveitar a liberdade de viajar sem excursão, mas ainda está inseguro para planejar tudo sozinho, pode contar com a ajuda de uma consultoria de viagens, que facilita a escolha o destino e dos melhores horários de voo, por exemplo, sem necessariamente adquirir os serviços com a agência.
Qual sai mais barato?
Alguns pacotes de agências de viagens incluem refeições e passeios. Em viagens internacionais, é preciso lembrar que adquiridos lá com cartão de crédito, esses itens ainda vão incluir 3% de IOF. É possível conseguir bons descontos na baixa temporada e se hospedando no meio da semana, seja viajando por agência ou por conta. Lembre-se que se a viagem for para o Hemisfério Norte, a baixa temporada é no final do ano.
Destinos nacionais
O programa Viaja Mais Melhor Idade , do Governo Federal, oferece descontos e crédito especial em hospedagens, passagens e pacotes para idosos passearem pelo Brasil.
Aplicativos e sites úteis para planejar
Airbnb: Mostra casas, apartamentos e flats disponíveis para estadia, com preços que chegam a ser menores dos que os de hotéis.
Quanto Custa Viajar: Prevê o custo diário da viagem em qualquer país do mundo, além de apontar ofertas de passagens aéreas.
Trip Advisor: Oferece resenhas de hotéis, restaurantes e pontos turísticos.