• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

As dicas são dos geriatras Débora Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria, e Clovis Cechinel, que atende no Hospital do Idoso Zilda Arns:

ACERTE NA ESCOLHA

Veja qual o tipo necessário para cada caso:

Companhia

Quem precisa dela (alguém próximo ou um profissional) tem dificuldades pontuais como no transporte, a carregar sacolas ou a enxergar boletos.

Cuidador

A decisão por ele leva em conta a cognição e a função do idoso (raciocínio, memória e capacidade de executar tarefas diárias). Dificuldades no autocuidado, incluindo higiene, alimentação, medicação e locomoção podem exigir cuidados profissionais em tempo parcial ou integral, caso a família ou as pessoas próximas não possam dar assistência.

Enfermeiro

É tênue a linha que o separa do cuidador. Curativos especiais, injeções intramusculares e venosas e alimentação ou hidratação por sonda são alguns dos trabalhos exercidos por profissionais da saúde.

Home care

Conhecido como assistência domiciliar, trabalha com uma dinâmica ligada a serviços médicos, com profissionais que vão até em casa para fazer exames, consultas e sessões de fisioterapia. É indicado para tratamentos continuados, em que o idoso permanece em casa pelo risco de infecção hospitalar.

Institucionalização

Na decisão pelo asilo, a família deve levar em conta sua condição de se manter a disposição do idoso e com saúde mental para lidar com a situação, mas também o lado financeiro, pois contratar mais de um cuidador é custoso. Ao oferecer suporte de saúde, emocional e social, a institucionalização é uma alternativa se a família permanecer participando com frequência da vida do idoso.

NOVO FUNCIONÁRIO

Dúvidas ao contratar um cuidador:

Pesquise

Encontre quem goste do que faz. Que tenha conhecimentos básicos em enfermagem e afinidade com serviços domésticos. Busque indicações de pessoas que já usaram os serviços do cuidador.

Acompanhe

A relação de cuidado é complexa e muitas vezes antagônica, ao envolver sentimentos como raiva, pena, amor ou ódio. É preciso observar se o trabalho está afetando o funcionário, pois cuidadores estressados podem negligenciar o idoso ou agir com violência. Fique sempre de olho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]