Saúde e Bem-Estar

Sabe por que seu avô parece ranzinza?

Amanda Milléo
18/02/2016 13:51
Thumbnail
Os idosos são mais ranzinzas, sisudos, rabugentos e fechados, certo? Errado. Uma pesquisa recente mostra que, na realidade, as pessoas mais velhas podem parecer assim porque têm mais dificuldades em entender comentários sarcásticos. Como não percebem tão bem a sutileza das expressões faciais que indicam emoções ou intenções sarcásticas, os idosos acham mais complicado apontar quais frases ou palavras fazem parte de um contexto de brincadeira, e interpretam tudo de forma literal. Quando não respondem ou não reagem da forma como o interlocutor gostaria, são caracterizados de forma pejorativa. A percepção do idoso rabugento, portanto, é somente sua.
Essa dificuldade foi registrada em uma pesquisa da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, divulgada pela revista científica Developmental Psychology, no início deste ano. Cerca de 116 participantes, de idades que variavam de 18 a 86 anos, tiveram de julgar situações em vídeos de quando a pessoa estava sendo sarcástica ou não. Os participantes acima de 65 anos tiveram mais dificuldade em apontar o sarcasmo do que os mais jovens, e essa diferença não se deve a um desentendimento da conversa ou por problemas de memória.
Perder essa capacidade de identificação não é necessariamente ruim. Pesquisadores da terceira idade acreditam que os idosos tendem a ver mais o lado positivo da vida do que os mais jovens. Como os comentários sarcásticos normalmente trazem uma visão negativa, eles passam despercebidos pelos mais velhos. Os mais velhos também seriam mais bem-humoradas e com uma maior capacidade de regular as emoções.
Sarcasmo entre amigos
Ter uma rede de amigos e familiares é tão importante na velhice quando na juventude e uma das preocupações da pesquisa foi o impacto da compreensão sarcástica nas relações interpessoais dos idosos. Em algumas situações, o sarcasmo pode ser entendido de forma desagradável ou depreciativa, e a falta de percepção dele nas conversas seria mais um ponto favorável aos idosos.
Fontes: Louise Phillips, professora e pesquisadora da Escola de Psicologia da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, e autora da pesquisa “Adultos mais velhos têm dificuldades em decodificar sarcasmo”, em tradução livre; Marilia Berzins, pesquisadora da área de gerontologia e coordenadora do curso de formação de cuidador de idosos do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).