Saúde e Bem-Estar

Saiba o que deve ser feito quando a pressão está alta

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
06/06/2016 16:55
Thumbnail

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia atualizaram os limites considerados normais para a pressão arterial. Foto: Bigstock

Considerada uma doença crônica, a pressão alta requer atenção especial pelo fato de os sintomas surgirem apenas quando existe muita elevação, o que já coloca a vida do paciente em risco. Ao ultrapassar a referência de 14 por 9 a pressão é acompanhada de sintomas como enjoo, dor de cabeça muito forte, visão embaçada e tonturas. Nesse caso, o recomendado é ir ao pronto socorro e tomar a medicação indicada previamente pelo cardiologista.
Quando o paciente não é hipertenso e a pressão sobe consideravelmente, mas sem sintomas, o ideal é tentar relaxar, esperar cerca de uma hora e medir a pressão novamente. Na ocorrência de ser constatada a manutenção da pressão alta após este período, é o momento de também procurar um especialista em cardiologia.
De acordo com dados do Ministério da Saúde a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares, renais e cerebrovasculares. A doença é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) no país. Segundo estudos da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska da Suécia e da Universidade do Estado de Nova Iorque, o número de hipertensos no Brasil deverá crescer 80% nos próximos 10 anos.
LEIA TAMBÉM:
O controle da pressão alta deve ser feito com a aferição semanal e o repasse dos valores para o cardiologista nas consultas. Dessa forma o médico consegue ter melhor percepção de como a pressão se comporta e pode indicar o tratamento adequado.
Atitudes que podem ser tomadas para o controle da pressão:
  • Emagrecer, mantendo o peso ideal;
  • Fazer uma dieta com pouco sal;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Deixar de fumar ou ingerir álcool, se for o caso;
  • Controlar o estresse;
  • Tomar sempre o medicamento indicado pelo médico.
  • Preferir óleos vegetais para cozinhar.
  • A pressão arterial está relacionada à pressão exercida pelo fluxo sanguíneo contra as paredes das artérias. O controle inadequado da hipertensão já diagnosticada gera a crise. No entanto, a doença pode acometer pessoas que nunca apresentaram esses problemas antes. Fique atento!

    Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!