Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Idosos tem passos monitorados com a ajuda de GPS - Foto: Kaboom Pics
Idosos tem passos monitorados com a ajuda de GPS - Foto: Kaboom Pics| Foto: Karolina Grabowska STAFFAGE

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo. Deterioração da memória, do intelecto e da capacidade de realizar atividades cotidianas são as causas da demência, síndrome que atinge principalmente os idosos. Por isso a empresa japonesa Wish Hills, criou um sapato com GPS capaz de rastrear os passos de seu usuário. “Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que estes tipos de pessoas não utilizam telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar calçados com sistema de localização GPS”, explicou um porta-voz da empresa.

Sapato com GPS monitora os passos de idosos com demência

Os sapatos chamados “GPS Dokodemo Shoes” possuem um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permitem mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores após inserir o número de identificação do terminal e uma senha. O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, explicou a empresa. O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar sua procura, entre outras funções. Os sapatos custam 35 mil ienes (R$ 1 mil), e tem um custo de R$ 50,00 de manutenção para o programa de rastreamento.

A empresa norte-americana GTX Corp criou uma sola com GPS que pode ser adaptada a diversos sapatos e também tem como objetivo facilitar a vida de idosos com demência e Alzheimer. Segundo dados do World Alzheimer’s Report, até 2050 mais de 250 milhões de pessoas sofrerão com a doença, sendo que 60% deles vão se perder, pelo menos uma vez. A sola custa U$ 299,00 mais taxas, com uma manutenção de U$ 25,00 por mês, e pode ser comprada no site da GPS Smart Sole.

Sapato com GPS monitora os passos de idosos com demênciaSapato com GPS monitora os passos de idosos com demência
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]