Saúde e Bem-Estar

Sapato com GPS monitora os passos de idosos com demência

Adriano Justino
29/02/2016 15:05
Thumbnail

Idosos tem passos monitorados com a ajuda de GPS - Foto: Kaboom Pics | Karolina Grabowska STAFFAGE

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo. Deterioração da memória, do intelecto e da capacidade de realizar atividades cotidianas são as causas da demência, síndrome que atinge principalmente os idosos. Por isso a empresa japonesa Wish Hills, criou um sapato com GPS capaz de rastrear os passos de seu usuário. “Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que estes tipos de pessoas não utilizam telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar calçados com sistema de localização GPS”, explicou um porta-voz da empresa.
Os sapatos chamados “GPS Dokodemo Shoes” possuem um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permitem mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores após inserir o número de identificação do terminal e uma senha. O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, explicou a empresa. O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar sua procura, entre outras funções. Os sapatos custam 35 mil ienes (R$ 1 mil), e tem um custo de R$ 50,00 de manutenção para o programa de rastreamento.
A empresa norte-americana GTX Corp criou uma sola com GPS que pode ser adaptada a diversos sapatos e também tem como objetivo facilitar a vida de idosos com demência e Alzheimer. Segundo dados do World Alzheimer’s Report, até 2050 mais de 250 milhões de pessoas sofrerão com a doença, sendo que 60% deles vão se perder, pelo menos uma vez. A sola custa U$ 299,00 mais taxas, com uma manutenção de U$ 25,00 por mês, e pode ser comprada no site da GPS Smart Sole.