Saúde e Bem-Estar

A Vitamina D não está apenas no sol. Veja onde encontrá-la

Da redação
25/09/2015 08:00
Thumbnail
Considerada uma pandemia, praticamente todos os brasileiros ingerem quantidades de Vitamina D abaixo da recomendada, de acordo com o estudo Brazos, The Brazilian Osteoporosis Study. A deficiência dessa vitamina está associada ao aumento nos riscos de câncer e dificuldade de absorção do cálcio na dieta, e ficar longe do sol é um dos fatores para que a carência aumente.
Confira algumas dicas da gerente médica da unidade de medicamentos isentos de prescrição da Aché Laboratórios Farmacêuticos, Talita Poli Biason, para melhorar os níveis de Vitamina D no organismo.
Peixes ricos em gordura. Salmão, truta, cavala, atum e enguia são algumas das opções mais comuns e boas fontes da vitamina D. A cada 100g de salmão, são fornecidos 100 a 250 UI, unidades internacionais, de vitamina D. De acordo com a Sociedade Americana de Endocrinologia, o organismo precisa de 1,5 mil a 2 mil de UI por dia para manter os níveis ideais da vitamina D.
Cogumelos. Prefira os cogumelos frescos, e em uma quantidade de 100 gramas, que contêm 100 UI da vitamina.
Suplementos. Aos que não conseguem atingir níveis adequados da vitamina pelo sol ou através da alimentação, vale a suplementação. Porém, é preciso aconselhamento médico constante para saber a quantidade ideal.
Sol. Ficar exposto ao sol entre 10 a 15 minutos, todos os dias, pode potencializar a síntese da vitamina D no organismo e, para não ter risco de desenvolver um câncer de pele ou uma exposição excessiva, procure os horários certos: antes das 10h ou depois das 16h.