Saúde e Bem-Estar

Sandrah Guimarães, especial para Gazeta do Povo

Valsalva, a manobra simples e rápida para aliviar a pressão no ouvido

Sandrah Guimarães, especial para Gazeta do Povo
15/02/2019 12:12
Thumbnail

A manobra de Valsalva é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente "entope". Foto: Bigstock.

Um movimento simples pode resolver um problema comum em voos, viagens a regiões de serra e atividades dentro da água. A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor. O entupimento do ouvido costuma durar apenas alguns minutos e passar naturalmente, mas a sensação não é nada agradável.
Man with allergy or an infection sneezing
Man with allergy or an infection sneezing
O médico otorrinolaringologista, Guilherme Trevizan, recomenda a manobra e explica as causas do ouvido “tampar”  em mudanças de altitude: “A nossa pressão normal no ambiente, no nível do mar, é de uma atmosfera, e a medida que o avião sobe, passa por uma coluna de ar e vai reduzindo essa pressão. No pouso, novamente passa por uma grande coluna de ar e a pressão volta a uma atmosfera. Já no mergulho no mar, a variação de pressão é muito maior. Cada dez metros corresponde a uma atmosfera. O ouvido fica muito mais sensível e há risco de lesão em mergulhadores inexperientes. Já na subida ou descida de regiões de serra feitas de carro, essa mudança é gradativa e não costuma a causar danos à saúde.”

Crianças e bebês sofrem mais a mudança de pressão, por isso especialistas indicam oferecer gomas de mascar e balas mastigáveis para aliviar o desconforto. No caso dos bebês, a mamadeira ou a amamentação no seio são bem vindas. Já as crianças maiores podem  ser orientadas a fazer a Manobra de Valsalva ou mesmo bocejar, o que também pode ajudar a aliviar o entupimento do ouvido.

Crianças com resfriado comum não precisam ser tratadas com descongestionante, por riscos à saúde (Foto: Bigstock)
Crianças com resfriado comum não precisam ser tratadas com descongestionante, por riscos à saúde (Foto: Bigstock)

Quando o sintoma não desaparece

Mas quando o problema persiste e é acompanhado de dor, coceira ou tontura, pode indicar um problema de saúde que precisa de tratamento.  As infecções de ouvido podem causar a sensação de entupimento e uma deficiência na audição, por causa da inflamação no canal auditivo que dificulta a passagem dos sons.

A otite, ou inflamação de ouvido, pode vir acompanhada de febre, coceira e até vazamento de líquido do ouvido. Pode acontecer em qualquer idade, mas é bem comum em crianças. Pegar um avião já com a inflamação instalada pode causar dores intensas: “Assim como no mergulho, não é recomendado pegar avião com otite, gripe, sinusite e nariz entupido. O tubo auditivo, canal que liga o ouvido com o nariz, é estreito e se estiver bloqueado o organismo não consegue compensar a pressão interna com o meio exterior. Existe o risco de causar rompimento da membrana do tímpano, ou causar uma surdez temporária. Esse tipo de lesão, causada pela variação da pressão atmosférica, é chamada de barotrauma”, explica o otorrinolaringologista Guilherme Trevizan.
Além disso, é preciso observar outras causas do “entupimento” no ouvido. O canal auditivo tem  glândulas sebáceas responsáveis por produzir a cera, ou cerume. Esse material funciona como uma barreira natural contra entrada de bactérias, micro-organismos e sujeira, portanto, a produção excessiva de cera também pode causar a sensação de ouvido tampado. Mas especialistas não recomendam o uso de hastes flexíveis, já que esses produtos podem agravar o problema.
Outro problema que pode ter como sintoma o entupimento no ouvido é a labirintite, que além de tonturas, também pode causar perda auditiva e zumbidos. Caso haja qualquer um desses sintomas e se a situação de ouvido tampado persistir é recomendado procurar um otorrinolaringologista para exame clínico e audiométrico. A avaliação e o diagnóstico costumam ser feitos no próprio consultório médico.
LEIA TAMBÉM