• Carregando...
A drenagem é usada para reduzir edemas, para ajudar na retenção de líquidos e são movimentos mais leves. Se ficar roxo, não está sendo feita corretamente. Foto: VisualHunt.
A drenagem é usada para reduzir edemas, para ajudar na retenção de líquidos e são movimentos mais leves. Se ficar roxo, não está sendo feita corretamente. Foto: VisualHunt.| Foto:

Além de dizer ‘não’ aos doces e às comidas gordurosas, muita gente tenta emagrecer buscando massagens.

Embora elas não necessariamente emagreçam, ajudam na redução das celulites e na modelagem do contorno corporal.

Modeladoras, definidoras, esculpidoras são alguns dos nomes pelas quais elas são conhecidas, mas a maioria tem objetivos muito semelhantes, conforme explica Viviani de Marque Carrer Teixeira, professora mestre e coordenadora do curso de pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da PUCPR.

“As massagens ajudam no retorno circulatório, diminuindo edemas, cansaço nas pernas e fazem uma vasodilatação, a qual auxilia a melhorar a absorção dos cosméticos para celulite e gordura localizada. Associada à dieta e exercícios físicos, as massagens promovem grandes resultados para as pessoas que buscam melhorar a autoestima e o contorno corporal“, explica.


Derivadas da massagem sueca, boa parte das massagens conhecidas hoje tem movimentos básicos como: deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, rolamento e vibração.

Esses movimentos podem ser mais firmes e pressionam a pele com uma força diferente da vista nas drenagens linfáticas.

“A drenagem é usada para reduzir edemas, para ajudar na retenção de líquidos e são movimentos mais leves. Se ficar roxo, não está sendo feita corretamente”, alerta a professora.

Principais

Confira algumas massagens e sua ação!

Massagem modeladora/definidora: dois nomes e o mesmo resultado. Esta massagem tenta esculpir o corpo e é mais rigorosa que uma drenagem linfática, por exemplo. Ela não “derrete” a gordura, mas auxilia na redução da celulite, além de definir o corpo. Dentro da ideia de modelar/definir, surgiram outros nomes de massagens, que mudam alguns movimentos, mas são basicamente as mesmas, como: lipomodeladora, drenomodeladora, massagem turbinada, bambu terapia, entre outras.

Bambu terapia: além da modelagem corporal, essa massagem serve também para o relaxamento. Usa-se um bambu para fazer os mesmos movimentos da massagem modeladora, diminuir a celulite e melhorar o contorno corporal.

Massagem com pindas: relaxante e modeladora, essa massagem usa de pequenos saquinhos de linho, conhecidos como pindas, para aplicar a pressão sobre o corpo. Funciona da mesma forma que as massagens com conchas e com óleos essenciais.

Lipomassagem: é mais profunda, atua no tecido conjuntivo e libera a celulite. Também tem o foco de modelar o corpo, mas atua principalmente no combate à celulite.

Drenagem linfática: é a técnica terapêutica mais usada para a redução de edemas e atua também como coadjuvante no tratamento da celulite. É uma técnica leve, que não pode deixar marcas ou roxos pelo corpo — como outras massagens —, embora elas possam impor mais pressão que a drenagem. A técnica aumenta a imunidade da pele e auxilia quem tem muita acne ou doenças de pele como  psoríase.

Corrente Russa: não se trata de uma técnica de massagem, porque usa um aparelho de fortalecimento muscular. É chamada também de ‘academia para preguiçoso’, porque melhora o contorno, deixa mais firme, mas não queima gordura.

Carboxiterapia: conduta terapêutica, usa um aparelho que libera gás carbônico (CO2), melhorando a pele, diminuindo a celulite e as células de gordura.

Quando não posso fazer?

Quem tiver lesões de pele, com a ferida aberta ou problemas articulares sérios devem evitar massagens modeladoras ou definidoras, especialmente as mais rigorosas.

Também é importante manter-se distante das mesas de massagem quando estiver com febre ou logo após uma cirurgia plástica.

Para este momento pós procedimento cirúrgico, o mais indicado é a drenagem linfática, que ajudará na redução dos edemas.

Se fizer as massagens, preciso ir à academia ou mudar meus hábitos alimentares? Sim! Embora as massagens possam surtir efeito mesmo sem mudar os hábitos de vida, o conjunto de estímulos traz um resultado mais rápido e duradouro.

72 horas é o tempo de durabilidade da drenagem linfática e as massagens modeladoras trazem efeito de até 48 horas. Não é necessário fazer massagens todos os dias, exceto em casos pós-operatórios, pensando na drenagem linfática, mas uma regularidade ajuda na manutenção dos efeitos e depende dos objetivos de contorno corporal.

“É muito comum que as mulheres associem as massagens mais rigorosas com uma mais relaxante e com a drenagem linfática”, explica a professora da PUCPR.

Alinhamento
As massagens orientais não são voltadas à modelagem do corpo. Mas, nas mãos da Gracielen Bordignon, terapeuta oriental e massagista, os resultados estéticos também surgem.

“Nas massagens no culote ou na barriga, as mais pedidas, junto com a técnica ocidental aplico o alinhamento dos chacras. Melhora o bem-estar e contribui com o funcionamento do intestino e da bexiga, desinchando e modelando”, diz.

“A massagem libera endorfina, que gera as sensações de bem-estar. Quando estou melhor e mais feliz, previno a depressão. Psiquiatras, inclusive, indicam a massagem e atividade física, por causa da liberação completa de endorfina e bem estar”, explica Viviani.

VEJA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]