Saúde e Bem-Estar

4 exercícios para a gravidez e depois dela

Maria Iubel e Flávia Alves
23/12/2015 09:00
Thumbnail
Escolher um exercício para ser feito durante a gravidez depende do tipo de atividade, da evolução da gestação e do histórico da mulher. Esportes coletivos e de contato devem ser evitados, bem como os que têm risco de queda e impacto. Os mais indicados são caminhada, pilates, natação e hidroginástica. Se a gravidez não é de risco e a gestante está habituada a praticar esportes, pode continuar, desde que com uma intensidade mais leve.
Hidroginástica ainda é a opção mais escolhida, por ser uma atividade de menor impacto e com séries adaptáveis ao momento vivido por elas. A água alivia o impacto e o peso extra. “Exercícios resistidos de intensidade leve à moderada podem promover melhoria na resistência e flexibilidade muscular, sem risco de lesões e complicações na gestação”, diz o educador físico José Henrique Paula da Motta, da Corpus Academia.
Pilates
Como as variações do pilates (solo e aparelho) envolvem, muitas vezes, movimentos complexos e auxílio de equipamentos, a professora de educação física e instrutora Barbara Helena Api, do Studio de Pilates explica que deve haver adaptação para que o exercício não machuque. “Deve ser observada a fase da gestação e a alteração de equilíbrio da gestante. Exercícios realizados em decúbito ventral (barriga para baixo) e lateral devem ser evitados e é importante verificar o conforto e relaxamento para a execução dos movimentos”, diz.
Articulações
A gestante deve se lembrar de usar roupas confortáveis, tênis específicos e, se for o caso, proteger as articulações. Carregue um filtro solar e mantenha-se sempre hidratada.
A regra é se mexer!
Gravidez não é motivo para o sedentarismo, veja o que pode fazer durante e após o parto:
PILATES
Evita dores lombares e fortalece o músculo das costas.
HIDROGINÁSTICA
Apresenta menos impacto na hora de realizar os movimentos, evitando dores nas articulações.
CAMINHADA
Ajuda a perder peso sem sobrecarregar as articulações.
MUSCULAÇÃO
Sem exageros, fortalece os músculos e diminui a dor nas costas.