Saúde e Bem-Estar

5 atividades para criar vínculos entre bebês e avós

Da redação
15/04/2016 12:07
Thumbnail

Engatinhar com os netos pelo chão e chama-los para uma leitura são boas dicas (Foto: VisualHunt)

A partir dos oito meses de idade, o bebê interage mais com quem está perto, pois está fisicamente mais ativo, consegue se expressar de forma diferente e demonstra um entusiasmo emocional. No entanto, eles também estão mais ansiosos ao que lhes parece estranho, o que pode afastar algumas pessoas, como os avós. A Academia Americana de Pediatria listou algumas sugestões de atividades que o vovô e a vovó podem tentar com o neto nesse período. Confira!
Engatinhar. Vá para o chão com o seu neto o máximo que você fisicamente puder. Faça com que ele engatinhe em sua direção, ou que se agarre a você para tentar se levantar. Essas brincadeiras são divertidas e gratificantes para o bebê. Tome cuidado, no entanto, com pequenos objetos que possam estar no chão, para que eles não parem na boca do pequeno.
Repetir brincadeiras. Invente diferentes brincadeiras que envolvam abrir e fechar portas, jogando os brinquedos no chão e guardando-os na caixa, e esteja preparado para todas as repetições que os bebês adoram fazer. Nessa idade, eles parecem incansáveis na tarefa de repetir a mesma atividade, mas que irá ajudar no desenvolvimento da habilidade motora fina.
Hora da leitura. Leia livros e escute música com seu neto, e mantenha a linguagem interativa. Se você fala algum idioma que seja diferente daquele em que a criança está sendo educada, não tenha medo em falar algumas palavras para ela.
Leia também:
Prepare a comida. Manter a rotina do bebê, mesmo longe de casa, é muito importante nessa faixa etária. Prepare refeições próprias para o bebê, mas não se preocupe se tiver algum alimento diferente, que só tem na casa da avó. Lembre-se de cumprir os horários de soneca da tarde e de manter o horário certo para dormir. A mudança na rotina pode gerar uma confusão para o bebê.
Segurança. Se o bebê estiver andando ou gatinhando, é natural que ele tente descobrir novos lugares pela casa. Tome cuidado com as escadas, mantendo uma grade de proteção no começo e fim delas. Proteja as quinas de móveis e não use andadores para o bebê. Na hora de trocar a fralda deles, vá junto de outra pessoa, para ajudar a distrair a criança para que não caia da cama ou trocador. Ou, se possível, troque o bebê em cima do tapete ou no sofá, e dê a ele algum brinquedo para que se distraia.