Saúde e Bem-Estar

Manchas, estrias e celulites podem ser minimizadas

Carla Rocha e Flávia Alves
03/01/2016 09:00
Thumbnail
Acne
Devido a alteração hormonal o rosto, ombros, costas e couro cabeludo ficam mais oleosos, podendo surgir cravos, espinhas e caspa seborreica. Lave a pele com sabonete adstringente e aplique ácido azelaico.
Cloasma ou melasma (mancha)
Surge em diferentes regiões do rosto (testa, bochecha, buço e queixo). Recomenda-se o uso diário de protetor solar (fator acima de 30) e clareadores a base de ácido azelaico.
Hiperpigmentação
É normal o escurecimento de mamilos, axilas e região próxima ao umbigo (línea nigra). Isso se deve a alteração dos hormônios, que estimula a produção de melanina. Relaxe! As regiões clareiam naturalmente cerca de três a quatro meses após o parto.
Estrias
Ocorrem devido ao rompimento dos fibroblastos (fibras da derme), causado pela distensão da pele e ganho de peso.  Use sabonetes suaves (infantis, por exemplo, ou evite os de pH muito alto), faça banhos rápidos e em água morna. Hidrate a pele com produtos ricos em gorduras vegetais (a base de óleo de semente de uvas, de girassol, de amêndoa, de linhaça, manteiga de karité), proteínas (colágeno, elastina, ácido hialurônico), aminoácidos, D-pantenol, glicerina, extrato de babosa (aloe vera), vitamina E e C.
Coceira/ prurido
Se deve ao ressecamento da pele, aumento da sensibilidade ou alteração na imunidade (alergia ao elástico das roupas, bijuterias, tecidos, cosméticos). Pode estar associada às estrias. Aplique produtos suaves que acalmam e hidratam a pele (a base de calêndula e camomila).
Varicoses, varizes e inchaço
Surgem devido ao aumento do número de vasos sanguíneos, do volume de sangue, da vasodilatação e peso do útero sobre as veias abdominais. Tome bastante água, estimule a circulação e altere posições (em pé e sentada).
Edema e celulite
Aumento de peso e retenção de água são normais na gravidez e levam ao surgimento ou agravamento da celulite.  Controle-se na alimentação e faça drenagem linfática, após avaliação médica.
Herpes e micoses
A redução da imunidade nesse período favorece a manifestação dessas lesões, na pele ou unha.  Procure ajuda especializada. Consulte seu médico ou dermatologista.
Cabelos e pelos
Crescem mais rápido e aumentam a quantidade e espessura dos fios. Tudo volta ao normal após o parto.
Fontes: Cyntia Coot, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Angela Bonjorno Arantes, professora dos cursos de Tecnologia de Cosméticos e Farmacotécina da PUCPR.
Pode ou não pode?
Cabelos – Pintar os cabelos não é aconselhável, mas alguns obstetras liberam o uso de tinturas após os três primeiros meses, quando reduz o risco de malformação. Tratamentos químicos com formol ou chumbo (escovas progressivas, outros alisamentos e permanentes), são totalmente proibidos.
Depilação – Os métodos tradicionais – cera fria ou quente, gilete ou aparelhos elétricos – podem ser mantidos, mas recomenda-se não reduzir demais os pelos da região genital, pois eles são uma forma de proteção. O laser está proibido durante a gravidez.
Drenagem linfática- Ela não é apenas permitida, mas sim indicada durante a gestação, pois é útil para auxiliar no controle da retenção hídrica (edema). O ideal é que as sessões – de uma a três vezes na semana – comecem já no quinto mês de gravidez. Consulte seu médico antes.
Sauna e hidromassagem -Nos três primeiros meses evite expor-se às altas temperaturas da sauna e banheiras ou ofurôs, pelo risco de causarem malformações. Nos meses seguintes há o risco de a pressão arterial baixar e ocasionar quedas.
Tratamentos estéticos – Como não existe segurança a respeitos de tratamento estético com substâncias químicas ou ação física, deve-se evitar o uso de correntes, crioterapias e outros  métodos.
Maior absorção
Alterações na circulação  sanguínea fazem  a pele absorver mais facilmente  algumas substâncias . Saiba mais:
Tóxico
Algumas substâncias que atravessam pele e placenta podem atingir o bebê e ser tóxicas ou causar malformações.
Sem mistura
Evite misturar substâncias ou buscar fórmulas mágicas da internet. Não se automedique, busque orientação do obstetra ou dermatologista.
Batom e rímel
Evite produtos que possam obstruir os poros e causar acne ou alergias. A dupla batom e rímel é a melhor escolha que uma grávida pode fazer.