Saúde e Bem-Estar

Banho de luz no colo da mãe é possível e favorável

Bruna Covacci
21/03/2016 22:00
Thumbnail
Colo de mãe sempre é bom, inclusive no tratamento de icterícia: uma condição comum dos recém-nascidos. A doença é manifestada pela cor amarela da pele causada pelo excesso da substância bilirrubina no sangue. Se não tratada, pode desencadear em uma doença neurológica atrasando o desenvolvimento mental e até gerando retardo. De acordo com Marcelene Teixeira Lima Oku, pediatra e dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, a bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.
LEIA TAMBÉM:
Mas e o colo da mãe?
O tratamento da doença é feito com o banho de luz, geralmente no berço. Nessa semana, a foto de uma mãe segurando o filho no colo enquanto ele recebia a fototerapia viralizou nas redes sociais. “O contato da luz com a pele da criança transforma o pigmento em outra configuração ótica, permitindo que ele seja eliminado”, explica.
Essa imagem viralizou na web e levantou questionamentos sobre a humanização do tratamento contra icterícia (Foto: Reprodução Facebook Pequenos Tesouros by Marcia Zani)
Essa imagem viralizou na web e levantou questionamentos sobre a humanização do tratamento contra icterícia (Foto: Reprodução Facebook Pequenos Tesouros by Marcia Zani)
A especialista explica que em todas as maternidades de Curitiba o tratamento dos casos mais graves é feito ao lado da mãe. A diferença está nos equipamentos. O mais tradicional é o berço com luz azul acoplada. Nesses casos, a mãe auxilia a virar o bebê de posição para que a irradiação atinja todo o corpinho, mas só pode pegá-lo no colo para amamentar. O outro equipamento é uma lâmpada móvel, parecida com os equipamentos de soro que possibilita segurar o bebê durante o procedimento. “Geralmente a criança precisa ficar sem roupa e com óculos de proteção. Se o bebê ficar no colo na mãe é indicado que ela também proteja os olhos para não ter dor de cabeça ou tontura”, explica a médica.
Os benefícios do colo da mãe são vários. A criança fica mais calma e se sente mais segura, muitas vezes nem chora enquanto recebe o tratamento. Para que seja eficiente a luz deve estar, no máximo, a dois milímetros da pele e continuamente. “O tempo do tratamento varia e depende da quantidade de bilirrubina e da facilidade para eliminar a substância”, diz.
E se eu não tratar?
Tirar a criança do hospital sem o tratamento significa colocá-la em risco, e vale ressaltar que o banho de luz deve ser contínuo. Em casos de icterícia leve, no entanto, é possível que o bebê vá para casa e pegue sol através da janela. Amamentar bem é essencial para o tratamento, porque ajuda a eliminar a substância rapidamente.