Saúde e Bem-Estar

Dieta contra sintomas da endometriose

Da redação
09/09/2015 18:18
Thumbnail
Incluir alimentos mais saudáveis e tirar os industrializados da dieta podem ajudar nos sintomas da endometriose (Foto: Bigstock)
Aumentar o consumo de fibras, substituir gorduras de animais por óleos de boa qualidade e ter um consumo adequado de vitaminas antioxidantes como A, C, E e as do complexo B podem ajudar na melhora dos sintomas da endometriose, como as dores e cólicas. Alimentos industrializados, produzidos com excesso de gordura hidrogenada, farinha e açúcares refinados, porém, tendem a intensificar os sintomas.
São diversas as teorias que relacionam os efeitos positivos da alimentação na progressão e agressividade da doença, de acordo com o ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, Arnaldo Schizzi Cambiaghi. “Essa relação ocorre porque a endometriose é uma doença estrogênio-dependente, o que significa que os níveis deste hormônio no organismo podem interferir na progressão dela”, afirma o também diretor do Centro de reprodução humana do IPGO.
Menos alimentos que sejam fontes de hormônios, portanto, podem auxiliar as mulheres com endometriose. Confira sugestões boas e ruins para combater a doença.
Vale a pena comer!
Fontes de vitamina A, como damascos, pêssego, melão cantalupo, e vegetais verdes-escuros e amarelo-escuros. Também opte por fontes de vitaminas A e C, abóbora, tomate, manga, mamão papaia e couve. Da vitamina E, frutas cítricas, morangos, pimentas, repolho, batata-doce e brócolis. As vitaminas do complexo B são encontradas em ovos e laticínios, leguminosas e alimentos integrais.
Tire do prato!
O tecido gorduroso dos animais é um dos grandes retentores de xenoestrogênio, como antibióticos, drogas veterinárias e hormônios que estimulam o crescimento. Evite embutidos, carnes vermelhas, leite e derivados não orgânicos, além de gorduras saturadas. Também é interessante deixar de lado alimentos industrializados, produzidos com excesso de gordura hidrogenada, farinha e açúcar refinado.