Saúde e Bem-Estar

Como se preparar para o book de gestante

Bel Victorio
25/07/2015 00:17
Thumbnail

Foto: Bigstock

Planejar a forma de eternizar a gestação e nascimento é fundamental. O melhor é fazer as fotos aos sete meses, quando a barriga está empinada e a grávida ainda não está inchada. “Esse momento varia porque depende do corpo, do tamanho do quadril. Entre a 28ª e 34ª semanas definimos a data”, diz a fotógrafa Carol Cavichiolo. Para gêmeos, entre a 27ª e 31ª.
O inchaço também é influenciado pelas condições climáticas (em dias quentes e no verão, é mais comum) e do corpo da grávida. “Se ela tiver essa propensão, recomenda-se repouso no dia anterior”, diz a fotógrafa Ana Vanin. Uma sessão de fotos na praia, pelo deslocamento e por durar mais tempo, também pode prejudicar quem costuma ficar inchada.
O início da manhã e o final da tarde revelam as luzes mais fotogênicas do dia. Se o irmãozinho participar da sessão, é preciso respeitar os horários do pequeno para que ele não pareça sonolento ou fique irritado durante as fotos. Escolher um dia de sol entre nuvens também pode favorecer o ensaio, mas o nublado funciona tão bem quanto: “É uma luz bonita, só não pode estar chamando para a chuva, porque o dia fica muito escuro”, descreve Ana.
VÁ PREPARADA
Saiba o que fazer no dia anterior às fotos:
Sono reparador
Durma bem para evitar a aparência de cansaço.
Na praia ou em casa
Viaje um dia antes, o que evita o cansaço e o inchaço. Se o book for feito em casa, deixe tudo arrumado.
Objetos a carregar
Leve objetos do enxoval e trocas de roupa com peças atemporais, leves e com transparências ou recortes que enfatizem a barriga.
SEJA UM BOM FOTÓGRAFO DO PARTO
As fotógrafas Ana Vanin e Carol Cavichiolo indicam como o pai pode fazer boas imagens:
Posição – Fique onde não interfira no procedimento.
Cenas – A mãe e familiares vendo o bebê pela primeira vez e ele sendo pesado e medido são fatos tocantes.
Marque a hora – O relógio no horário do nascimento e a marca do pezinho no teste também são detalhes interessantes de serem captados.