Saúde e Bem-Estar

Imunização de prematuros contra vírus começa este mês

Da redação
23/03/2016 22:00
Thumbnail
Quem tem filho prematuro e mora na Região Sul deve buscar o quanto antes a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), recomenda a Sociedade Brasileira de Imunização. De março a agosto é o momento dessa vacinação na região, que envolve anticorpo monoclonal específico contra o vírus, o palivizumabe.
São doses mensais consecutivas de 15 mg/kg de peso, via intramuscular, até no máximo cinco aplicações para recém-nascidos prematuros com idade gestacional inferior a 29 semanas, até 1 ano e com idade gestacional entre 29 e 31 6/7 semanas, até 6 meses de vida. Em muitos casos, bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e cardiopatias congênitas devem tratar até o segundo ano de vida.
LEIA TAMBÉM:
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, nascem no país 931 prematuros por dia ou 40 por hora, uma taxa de prematuridade de 12,4%, o dobro do índice de alguns países europeus.
Uma das principais causas de hospitalizações e mortalidade entre bebês prematuros é a infecção causada pelo VSR, que atinge o trato inferior de bebês prematuros, nascidos com ou abaixo de 35 semanas de gestação e duas vezes mais comum que o rinovírus em episódios de infecções respiratórias graves, segundo dados do Estudo Brasileiro sobre Vírus Respiratório.