Saúde e Bem-Estar

Nova tendência em fotografia de gestantes: surrealismo para mamães e bebês

Amanda Milléo
30/06/2016 12:49
Thumbnail

As fotos mais lúdicas recebem até um tratamento especial, com efeitos especiais, em alguns casos (Foto: Lidi Lopez)

Cenários surreais, lúdicos, românticos, com príncipes, princesas, dragões e anjos chegaram aos ensaios fotográficos de gestantes e bebês. Misturando as histórias encantadas de contos de fadas, os fotógrafos estão se especializando em não apenas retratar aquele momento da vida da família, com a chegada do novo bebê, mas em contar uma história.
Vestidas com tules, coroas e flores nos cabelos, as mamães se posicionam em frente aos cenários lúdicos, que muitas vezes representam a natureza, nas diferentes estações do ano. Muitas fotos ganham, inclusive, efeitos especiais.
Esse tipo de fotografia cabe bem à mãe e à família que gosta de fotos mais delicadas e românticas, como a Cinderela e a Rapunzel. Por outro lado, nada impede que a Malévola, a rainha má do conto da Bela Adormecida, também apareça nas fotos.

“O cenário que as mães mais pedem é do anjo, quando a mãe fica com uma asa sobre a criança, ou sobre a barriga. Por enquanto estamos com esse anjo mais clean, mas também queremos um anjo mais dark, como a Malévola mesmo”, relata Suelen Parames, fotógrafa de São Paulo, junto com o marido, fotógrafo Alex Gardini, do Gardini Photo Studio.

Para aumentar a sensação de misticismo, a equipe da fotógrafa de São Paulo Lidi Lopez usa elementos de cenografia teatral, como fumaça e iluminação, durante os ensaios para gestantes. “São elementos que tornam as fotografias mais lúdicas!”, explica Roberta França, assistente da fotógrafa e coordenadora do estúdio.

“As temáticas de anjo são as mais buscadas pelas mães, mas dentro da proposta de princesas, o cenário da carruagem e do relógio – que relembra o relógio da Alice no País das Maravilhas – é muito procurado também”, revela.

Inspirações

Fotos surreais para gestantes podem ser novidade no Brasil, mas muitas das referências dos fotógrafos vêm de fora. Uma delas  é a fotógrafa britânica Kirsty Mitchell, que no ano passado lançou o livro “Wonderland“, com fotografias que misturam mulheres e a natureza, de uma série que ela começou para superar a morte da mãe.
Outra referência é o estilista norte-americano Alfred Angelo, que desenha vestidos de noivas baseado nos vestidos das princesas da Disney. Depois, as modelos são fotografadas em cenários dos contos de fadas – levando a realidade para a imaginação.
(Foto: reprodução site)
(Foto: reprodução site)