Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Menina de sete anos picada por escorpião morreu por demora na aplicação do antídoto; veja os sinais de alerta

Gazeta do Povo
17/10/2019 12:02
Thumbnail

Menina morre depois de ser picada por escorpião e não receber o antídoto a tempo Foto: Bigstock.

Uma criança de sete anos morreu depois de ser picada por um escorpião na cidade de Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo. O primeiro atendimento da menina foi feito na UPA de Franco da Rocha, nas primeiras horas da manhã da última segunda-feira (14), onde chegou em estado grave, de acordo com informações da Agência Brasil.
A equipe de plantão atendeu imediatamente a criança, segundo a Secretaria de Saúde do município, e a transferiu para a UTI pediátrica do hospital estadual Francisco Morato. No entanto, o hospital que tinha o soro antiescorpiônico, necessário ao combate dos sintomas, era a Santa Casa. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a criança foi encaminhada ao hospital estadual sem que houvesse uma comunicação prévia com a Santa Casa.

Ainda segundo o órgão estadual, a menina deu entrada ao hospital pouco antes das 7 horas da manhã, em estado gravíssimo, e recebeu o antídoto apenas uma hora depois. Infelizmente, ela não resistiu. 

Em nota, a prefeitura de Franco da Rocha explica que a escolha em transferir a menina para o hospital estadual, e não para a Santa Casa, foi do médico, após o atendimento da criança e estabilização do quadro de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, responsável pela compra do soro, não há falta do produto nos estoques. Ainda segundo a pasta, em 2019, foram distribuídas mais de 21 mil ampolas no país, sendo quase 4,5 mil apenas no estado de São Paulo.

Família

Quando soube da morte da neta, a avó da menina, de 63 anos, morreu horas depois. A senhora teve uma parada cardíaca e foi atendida no mesmo hospital onde estava a criança. A Polícia Civil investiga a morte da menina.

Picada de escorpião

Na maior parte dos casos de picadas de escorpião (87%), as pessoas não precisam tomar o soro antiescorpiônico. No entanto, crianças e idosos são faixas etárias de maior risco e que devem procurar o serviço de saúde imediatamente.
Até a chegada do auxílio médico e o recebimento do antídoto, porém, algumas medidas podem ser tomadas, como:
  • Lavar o local da picada com água e sabão.

  • Aplicar compressas morna no local.

  • Manter o local da picada voltado para cima.

  • Não corte, furte ou aperte o local.

  • Não faça torniquetes ou tente sugar a ferida.

  • Beba bastante água.

  • Entre em contato com o SAMU (192) com urgência.

A gravidade da picada varia conforme o tipo de escorpião e a quantidade de veneno que o animal libera.

Em 2018, foram registrados quase 157 mil casos de acidentes com escorpiões no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O número é quase quatro vezes maior que o registrado 10 anos antes. Ainda em 2018, 103 pessoas morreram no Brasil. Em São Paulo, em 2019, foram registrados 18 mil casos de picadas desse animal peçonhento e cinco mortes até o início de agosto.  

Cuidados em casa

Não basta prestar atenção ao escorpião em locais onde o animal é mais comum. Com a chegada dos dias mais quentes, os cuidados devem ser reforçados contra os animais peçonhentos.
Mantenha a casa a mais limpa possível, especialmente em quintais e jardins, sem o acúmulo de madeira e lixo. Retire a sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes e evite andar descalço.
Antes de mexer em toalhas e calçados, verifique a presença do animal e nunca deixe as crianças colocarem as mãos em buracos ou frestas.
LEIA TAMBÉM