Saúde e Bem-Estar

Redação

Garotinha que recebeu mensagem de ator de Grey’s Anatomy não resiste ao linfoma

Redação
12/01/2018 09:49
Thumbnail

Samia sorri ao ver o vídeo gravado pelo ator T.R. Knight especialmente para ela, em julho de 2017. Foto: Divulgação Hospital Nossa Senhora das Graças

“Me despeço de minha menina com o coração partido, mas com a certeza de que fizemos tudo.” É assim que Silvana Sanches, mãe de Samia Luize Sanches Chiella, fala sobre a morte da filha, aos oito anos, em um comunicado. A menina sofria de um linfoma – câncer no sistema linfático – e recebeu um transplante de medula no dia 13 de julho do ano passado.
Fã da série americana Grey’s Anatomy, Samia recebeu duas mensagens do ator T.R. Knight, que interpretou o médico George O’Malley, ao longo de 2017. Na primeira delas ele gravou um vídeo em que mostrou um coração com o nome da menina. “Fiz esse coraçãozinho para você e vou colocá-lo na nossa geladeira para que você saiba que está em nossos pensamentos e em nossos corações”, disse.
Na época, a mãe de Samia contou ao Viver Bem que a mensagem do ator deixou Samia mais tranquila quanto ao transplante. “Quando o T.R. disse que o irmão dele também fez um transplante de medula, ela ficou mais tranquila. Isso mexeu com ela.” Mais tarde, em novembro, Knight fez uma nova postagem em uma de suas redes sociais. Na foto, ele aparece vestindo a camisa da seleção brasileira. Na legenda, escreveu: “minha gratidão corre profundamente por muitas coisas, especialmente para um lugar chamado @hnsgcuritiba (hospital Nossa Senhora das Graças – Curitiba) e para uma linda menininha chamada Sâmia!”.
A volta da doença
Samia faleceu no último domingo (7) no Hospital Uopeccan, em Cascavel. De acordo com a mãe, o transplante correu bem, mas “quatro meses depois do transplante a doença de base voltou e atacou a nova medulinha, tornando a 90%  de blastos. Tudo o que rezei tanto para não acontecer, aconteceu. A doença voltou ainda mais agressiva, dando 30 dias de prazo de vida para minha princesa”. Ainda segundo Silvana, Samia viveu 38 dias “muito bem vividos”, recebendo cuidados paliativos, além de “conforto, alegrias e felicidades”.
Ao ser informado do falecimento de sua fã brasileira, Knight, mais uma vez, falou dela em seu Instagram. Na mensagem, ele disse: “meu coração está partido por todos os familiares e pessoas que amam a Sâmia. Embora eu nunca a tenha encontrado pessoalmente, eu sei que sua coragem e força são admiráveis. Apoiar organizações que lutam contra a leucemia infantil, como o @hnsgcuritiba [Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba], é uma forma de honrá-la. Eu sempre me lembrarei e carregarei comigo o sorriso dessa linda e corajosa menina com seu grande laço rosa“.
Em seu comunicado Silvana disse, ainda, que “dói demais perder um filho, mas ver um filho gritando de dor também não é fácil! Lutamos por dois anos e dois meses contra uma doença refratária e agressiva. Deus colheu minha linda flor para enfeitar o céu! Tudo me lembra ela, mas o que me conforta é saber que está curada e não sente mais dor! Está olhando por nós. Te amo, Saminha! Incondicional e eternamente”.
A mãe de Samia mandou também uma mensagem a outras mães que estão passando por situações semelhantes. “Cada criança é uma criança, cada doença tem suas particularidades e cada caso é um caso. Não comparem as situações, ninguém é igual a ninguém e cada um reage de seu jeito particular ao tratamento. A única coisa que temos em comum é a doença: câncer. E é inadmissível tanto dinheiro queimado em corrupção, e crianças inocentes morrendo por falta de investimentos, interesses capitalistas e ganância da indústria farmacêutica.”
O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, onde foi realizado o transplante de Samia, não quis falar sobre seu falecimento, já que a menina não estava mais sob os cuidados do hospital. Por sua vez, o Hospital Uopeccan, de Cascavel, também não quis se pronunciar.
LEIA TAMBÉM: