Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

O que são as “moscas volantes” que aparecem na visão de míopes

Amanda Milléo
15/08/2018 07:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Quem tem mais de 40 anos e, principalmente, é míope tende a ter uma visão não tão límpida quanto os mais jovens e sem problemas no olho. Pequenos filamentos opacos, conhecidos como moscas volantes, podem surgir, resultado de uma opacidade do vítreo, área gelatinosa do olho, que tende a ficar mais líquida com o passar da idade.
A condição não é perigosa e, em geral, não exige qualquer tipo de tratamento – visto que geralmente desaparece depois de meses. Mas, para todos os pacientes que visualizarem essas moscas volantes ao olharem para uma parede branca, vale procurar um médico oftalmologista, de preferência especialista em retina.
“Pacientes com miopia ou que passaram por cirurgia oftalmológica que apresentam essas moscas volantes, especialmente associadas a flashes (faíscas ou brilhos), podem ser sintomas de descolamento do vítreo, o que pode levar a um descolamento da retina. Geralmente não é o caso de uma doença, mas é importante passar por uma avaliação com um especialista”, explica João Guilherme Moraes, médico oftalmologista especialista em retina e parte da equipe da Oftalmo Curitiba Hospital da Visão.
(Foto: Wikimedia Commons)
(Foto: Wikimedia Commons)

Tratamento 

Se for detectado algum problema maior, como o descolamento da retina, procedimentos a laser são os mais indicados, embora o especialista avalie caso a caso. De forma geral, as moscas volantes tendem a sumir com o tempo, e não exigem qualquer tipo de procedimento – apenas em casos especiais, quando afetam a visão de forma intensa.
“Quando incomodam muito a pessoa, deixando de ser moscas para parecerem mais aranhas, nesses casos é possível fazer uma vitrectomia, uma cirurgia de retirada do vítreo, que é substituído por outro líquido. Mas são casos raros em que a cirurgia é indicada. Existe também um laser que ajuda a dissolver as moscas maiores”, explica Hamilton Moreira, médico oftalmologista e diretor médico do Hospital de Olhos do Paraná.
Por ser uma cirurgia agressiva e cara, ela é contra-indicada na maior parte dos casos — o tratamento é válido quando há descolamento de retina, mas o atendimento deve ser feito o quanto antes (pois há risco de cegueira).
Batida nos olhos
Outras condições podem favorecer o surgimento das moscas volantes, que indicam cenários mais graves para a visão. Entre jovens, traumas ou batidas nos olhos seguidas do surgimento de moscas, e favorecem o descolamento da retina também.
“Pessoas com doenças vasculares, como pressão muito alta, diabéticos ou com aterosclerose acentuada, também devem ficar atentos às moscas volantes. Se aparecem de surpresa pode ser um prenúncio de hemorragia”, explica Hamilton Moreira, médico oftalmologista. Neste caso, o uso da vitrectomia (procedimento cirúrgico que remove o vítreo) é mais comum, e vem associada a outras técnicas, como o laser.
LEIA TAMBÉM