i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Mulheres têm memória melhor que os homens, até a menopausa

Cerca de 75% dos adultos mais velhos têm déficits relacionados à memória, mas mulheres reclamam de maior esquecimento depois da menopausa

  • PorDa Redação
  • 02/12/2016 08:23
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Pouco se conhecia sobre o impacto do hormônio estrogênio na memória das mulheres e um estudo divulgado no início de novembro na revista científica Menopause provou essa relação. Até a menopausa, mulheres superam os homens em tarefas de memória, mas com o declínio do hormônio, elas passam a reclamar de um esquecimento mais frequente.

Leia mais

Nova técnica substitui cirurgia aberta do coração em idosos

Idosos que se afogam durante as refeições podem ter disfagia

Cinco benefícios do uso de aparelho ortodôntico para idosos

Na pesquisa, 212 homens e mulheres, com idades entre 45 e 55 anos, passaram por uma bateria de testes cognitivos e foram acompanhados desde a gestação. As mulheres também foram submetidas a uma avaliação hormonal, para determinar o estado menopausal.

Em todos os testes, inclusive o Exame de Memória Associativa de Rosto e Nome e o Teste de Memória Seletiva, as mulheres tiveram resultados melhores que os homens. Depois da menopausa, as mulheres mostraram dificuldades com o aprendizado inicial e com a recuperação de informações.

Na hora de consolidar e armazenar memórias, no entanto, o desempenho permaneceu igual. Ainda na pós-menopausa, as tarefas de memória delas foram comparáveis aos homens, exceto em testes de recuperação tardia. Foram excluídas da pesquisa mulheres que fizeram uso de terapia hormonal, para completar os hormônios reduzidos.

“Este estudo demonstrou que, no começo da meia-idade, as mulheres superaram homens da mesma idade em todos os testes de memória, mas as diferenças entre os sexos se atenuam nas mulheres pós-menopausa”, diz o estudo.

A pesquisa ajuda a estimar quais mudanças de memória experimentadas pelas mulheres no início da meia-idade estão associadas a um envelhecimento saudável e quais podem podem indicar precocemente a doença de Alzheimer.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.