Saúde e Bem-Estar

Da redação

Mulheres têm memória melhor que os homens, até a menopausa

Da redação
02/12/2016 11:23
Thumbnail

Foto: Bigstock

Pouco se conhecia sobre o impacto do hormônio estrogênio na memória das mulheres e um estudo divulgado no início de novembro na revista científica Menopause provou essa relação. Até a menopausa, mulheres superam os homens em tarefas de memória, mas com o declínio do hormônio, elas passam a reclamar de um esquecimento mais frequente.
Leia mais
Na pesquisa, 212 homens e mulheres, com idades entre 45 e 55 anos, passaram por uma bateria de testes cognitivos e foram acompanhados desde a gestação. As mulheres também foram submetidas a uma avaliação hormonal, para determinar o estado menopausal.
Em todos os testes, inclusive o Exame de Memória Associativa de Rosto e Nome e o Teste de Memória Seletiva, as mulheres tiveram resultados melhores que os homens. Depois da menopausa, as mulheres mostraram dificuldades com o aprendizado inicial e com a recuperação de informações.
Na hora de consolidar e armazenar memórias, no entanto, o desempenho permaneceu igual. Ainda na pós-menopausa, as tarefas de memória delas foram comparáveis aos homens, exceto em testes de recuperação tardia. Foram excluídas da pesquisa mulheres que fizeram uso de terapia hormonal, para completar os hormônios reduzidos.
“Este estudo demonstrou que, no começo da meia-idade, as mulheres superaram homens da mesma idade em todos os testes de memória, mas as diferenças entre os sexos se atenuam nas mulheres pós-menopausa”, diz o estudo.
A pesquisa ajuda a estimar quais mudanças de memória experimentadas pelas mulheres no início da meia-idade estão associadas a um envelhecimento saudável e quais podem podem indicar precocemente a doença de Alzheimer.