Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo

“Não machuca nada”, diz o músico Rod Stewart sobre exame do toque

Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
16/09/2019 19:30
Thumbnail

Rod Stewart revela luta contra o câncer de próstata Foto: reprodução Instagram

Aos 74 anos, o músico Rod Stewart pegou o público de surpresa ao comunicar a sua luta secreta contra um câncer de próstata. Diagnosticado há dois anos, o músico anunciou durante um evento de caridade que o câncer está, agora, em remissão.
“Hoje é uma boa noite para sair do armário, mas não, não é o que vocês estão pensando”, disse Stewart, de acordo com relato publicado pelo jornal Daily Mirror.
“Há dois anos eu fui diagnosticado com câncer de próstata. Ninguém sabia disso, mas achei que agora seria um bom momento para contar a todos. Eu estou em remissão agora, porque o diagnóstico foi feito cedo e já fiz todos os exames”, disse.

Aos homens da plateia, o músico fez um alerta importante: “Rapazes, vocês precisam ir ao médico, é só uma dedada no bumbum, não machuca nada“, recomendou.

Você conhece a sua próstata?

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2018, foram registrados 68 mil casos em todo o país, e 15 mil mortes, identificadas em 2017.
Embora alguns dos cânceres de próstata possam avançar de forma rápida, a maioria cresce de forma lenta. Isso não exclui, porém, a necessidade de que os homens visitem os consultórios dos urologistas todos os anos, especialmente a partir dos 50 anos, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia.
Caso tenham histórico na família, de pais ou tios diagnosticados com a doença, a busca pelo médico deve ser antecipada.

Como identificar o câncer de próstata

As avaliações mais comuns para o câncer de próstata são por meio do exame de sangue PSA (antígeno prostático) e o exame do toque — um tema ainda considerado tabu pelos homens.
Em um levantamento de 2017, 33% dos curitibanos responderam que esse exame não seria “coisa de homem”. A resposta foi a mesma entre 38% dos gaúchos e 34% dos mineiros. Já no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, apenas 15% dos homens responderam da mesma forma, e 20% dos homens em São Paulo.
Mas a ignorância sobre o tema não é exclusiva dos homens brasileiros. No Canadá, uma Fundação voltada ao combate à doença criou uma campanha com o uso de parquímetros para desmistificar o tal exame do toque.
Cada vez que o motorista tentava pegar o bilhete do totem, precisava inserir dois dedos para alcançar o pedaço papel. Um adesivo colado no parquímetro explicava: “Um exame de próstata é fácil assim. A detecção precoce salva vidas. Fale com seu médico”.
LEIA TAMBÉM