• Carregando...
A mãe, Thelma, deu a luz a dois pares de meninos e um par de meninas (Foto: reprodução)
A mãe, Thelma, deu a luz a dois pares de meninos e um par de meninas (Foto: reprodução)| Foto:

O nascimento dos seis filhos da norte-americana Thelma Chiaka pode ser considerado uma obra rara da natureza. Estima-se que o nascimento de sêxtuplos, como foi visto na última sexta-feira (15), na cidade de Houston, no Texas (EUA), aconteça em um a cada 4,7 bilhões.

Os bebês vieram ao mundo no Hospital das Mulheres do Texas, que divulgou mais informações sobre o caso através do site. Nasceram dois pares de meninos e um par de meninas, em uma janela de tempo que não ultrapassou os 10 minutos: entre às 4h50 e 4h59 da madrugada de sexta.

>>> Bebês gêmeos à vista?

Todos os bebês estão estáveis e pesam entre 800 gramas a 1,3 kg. Eles continuam a receber os cuidados na UTI neonatal até adquirirem mais peso. De acordo com a equipe médica, conforme notificou o hospital, a mãe Thelma também está bem e, por enquanto, nomeou apenas as meninas: Zina e Zuriel.

Como ter gêmeos?

A probabilidade da gestação de gêmeos, por meio natural e influenciada por fatores genéticos hereditários, é de 0,5%. Ela acontece, naturalmente e ao acaso, quando há uma transformação dos embriões, e existem dois tipos de gestação gemelar: a monozigótica e a dizigótica.

No caso da primeira, trata-se de quando o óvulo fecundado se divide e os gêmeos compartilham da mesma carga genética, sendo, portanto, idênticos. Esse tipo de gestação gemelar é atribuída ao acaso.

Já a dizigótica acontece quando há a fertilização de dois óvulos maternos por dois espermatozoides diferentes. Assim, surgem gêmeos não idênticos, podendo nascer um menino e uma menina, por exemplo. Neste caso, a herança familiar está mais relacionada, pois indica que a mãe possa ter uma predisposição a liberar dois óvulos em um mesmo ciclo, gerando os embriões distintos ao serem fecundados.

A herança genética também justifica as teorias de gestações de gêmeos “pularem” gerações. A idade materna (muito nova ou bem mais velha) e ter tido um número maior de gestações são fatores que influenciam a ocorrência de gestações gemelares.

Como dar à luz a gêmeos? Confira os riscos (Foto: VisualHunt)
Como dar à luz a gêmeos? Confira os riscos (Foto: VisualHunt)

Multiplicação in vitro

Na fertilização assistida ou in vitro, as chances de gêmeos são também bem maiores, chegando a um a cada 4 casos. Isso acontece porque, ao serem implantados vários embriões na mãe, aumentam as chances de sucesso.

Nesses casos de fertilização, preponderam os dizigóticos, mas casos de monozigóticos também existem, com o dobro da probabilidade em comparação ao método natural.

Confirmado

Cada feto a mais no útero corresponde, no geral, a um mês a menos de gravidez. Sendo assim, gêmeos podem nascer por volta das 36 semanas e com peso médio de 2,5 kg. Isso indica que trata-se de uma gestação de risco.

Parto normal é menos comum, mas é possível. Existem casos em que um nasce de parto normal e o outro precisa ser de parto cesárea. Depende da posição dos bebês e da condição da mãe.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]