Saúde e Bem-Estar

Linda Searing, para The Washington Post

Norte-americanos ingerem 17 colheres de chá de açúcar por dia

Linda Searing, para The Washington Post
06/11/2019 13:00
Thumbnail

Especialistas em saúde observam que os açúcares adicionados geralmente estão presentes em alimentos não considerados adoçados: sopas, pão, carnes curadas e ketchup. Foto: Bigstock.

Todos os dias, adultos norte-americanos consomem em média 17 colheres de chá de açúcar que adicionados a seus alimentos e bebidas, afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco, que concentram seu trabalho no impacto do açúcar na saúde.
Embora o corpo exija açúcar para obter energia, especialistas em saúde dizem que a quantidade de açúcar adicionado que a maioria das pessoas ingere é muito maior do que o necessário.

A American Heart Association recomenda uma ingestão diária de não mais de 6 colheres de chá de açúcar adicionado para mulheres e 9 colheres de chá para homens.

As atuais Diretrizes Dietéticas para Americanos dizem que a ingestão diária de açúcares adicionados deve representar não mais que 10% das calorias diárias de uma pessoa. E dá para ficar sem comer açúcar, veja como!
Para a maioria dos adultos hoje, no entanto, 15% de suas calorias diárias vêm de açúcares adicionados, de acordo com o National Institutes of Health.

Açúcares adicionados, definidos como adoçadores adicionados a alimentos ou bebidas quando são produzidos ou quando são preparados para serem consumidos ou bebidos em casa — incluem açúcar branco ou marrom, mel, melaço, xarope de milho com alto teor de frutose, dextrose, lactose, sacarose, entre outros.

Os pesquisadores da UCSF encontraram pelo menos 61 nomes diferentes para o açúcar nos rótulos dos alimentos. Veja 20 dos nomes encontrados nos rótulos brasileiros!
As principais fontes alimentares de açúcares adicionados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), são refrigerantes, bolos, biscoitos, doces e sorvetes.

Especialistas em saúde observam que os açúcares adicionados geralmente estão presentes em alimentos não considerados adoçados: sopas, pão, carnes curadas e ketchup.

Entre os prejuízos para a saúde derivados do alto consumo de açúcar estão o ganho de peso, diabete tipo 2 e doenças cardíacas.
LEIA TAMBÉM