i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Nutricionista desenvolve chocolate que promete aliviar sintomas da TPM

O produto foi criado para ajudar a aliviar sintomas da TPM, como oscilação de humor, irritabilidade, alteração de apetite e sensibilidade

  • PorMaria Fernanda Takahashi , especial para Gazeta do Povo
  • 29/04/2019 08:14
A diferença do produto para um chocolate comum está na composição dos alimentos, que une  ela uniu o chocolate  a vitaminas e compostos bioativos. Foto: divulgação
A diferença do produto para um chocolate comum está na composição dos alimentos, que une ela uniu o chocolate a vitaminas e compostos bioativos. Foto: divulgação| Foto:

É muito comum ouvir que, para acabar com a tensão pré-menstrual – a famosa TPM – de uma mulher, basta oferecer chocolates. E ele pode realmente combater diversos sintomas da TPM que, de acordo com o Ministério da Saúde, acomete mais de 70% da população feminina brasileira em idade reprodutiva. Para a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, os ingredientes do chocolate tem tanta influência em amenizar os sintomas da TPM, que ela decidiu desenvolver um produto específico para isso.

>> Ela descobriu a gravidez 19 dias antes do bebê nascer; e não é um caso tão raro

Em um estudo com 355 mulheres de 24 a 43 anos, a pesquisadora percebeu que o chocolate 70% cacau tinha efeito nos sintomas da TPM, mas seria necessário mais para aliviar os sintomas.

Ao estudar os hormônios femininos e outros nutrientes específicos, ela chegou a um resultado cientificamente relevante, interferindo nos hormônios femininos e em reações como oscilação de humor, irritabilidade, alteração de apetite e sensibilidade. “Unir todos esses elementos em um chocolate foi surpreendente”, relata a pesquisadora.

A nutricionista que desenvolveu o chocolate. Foto: Izabel Hadas
A nutricionista que desenvolveu o chocolate. Foto: Izabel Hadas

Aline explica que a diferença deste produto para um chocolate comum está na sinergia dos alimentos, já que ela uniu um chocolate premium, com alto teor de cacau e manteiga de cacau, a vitaminas e compostos bioativos.

“Para um equilíbrio hormonal feminino, foi utilizada uma proporção de morango, óleo de linhaça e cacau que, consumidos conforme recomendado, melhoram os sintomas da TPM e auxiliam na concentração e diminuição da ansiedade”, ilustra Aline, que já desenvolveu mais de 400 receitas terapêuticas com resultados comprovados.

O produto ainda está em processo de aprovação. Foto: Divulgação
O produto ainda está em processo de aprovação. Foto: Divulgação

Para ser comercializado, o chocolate precisa de regulamentação específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que certifica alimentos que alegam ter propriedades funcionais para a saúde.

A previsão é de que ele chegue aos mercados ainda no primeiro semestre deste ano. “É um chocolate bem-vindo não só para as mulheres que sofrem com a TPM, mas para o público geral que busca bem-estar”, diz a nutricionista.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.