Saúde e Bem-Estar

Maria Fernanda Takahashi , especial para Gazeta do Povo

Nutricionista desenvolve chocolate que promete aliviar sintomas da TPM

Maria Fernanda Takahashi , especial para Gazeta do Povo
29/04/2019 11:14
Thumbnail

A diferença do produto para um chocolate comum está na composição dos alimentos, que une ela uniu o chocolate a vitaminas e compostos bioativos. Foto: divulgação

É muito comum ouvir que, para acabar com a tensão pré-menstrual – a famosa TPM – de uma mulher, basta oferecer chocolates. E ele pode realmente combater diversos sintomas da TPM que, de acordo com o Ministério da Saúde, acomete mais de 70% da população feminina brasileira em idade reprodutiva. Para a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, os ingredientes do chocolate tem tanta influência em amenizar os sintomas da TPM, que ela decidiu desenvolver um produto específico para isso.

Em um estudo com 355 mulheres de 24 a 43 anos, a pesquisadora percebeu que o chocolate 70% cacau tinha efeito nos sintomas da TPM, mas seria necessário mais para aliviar os sintomas.

Ao estudar os hormônios femininos e outros nutrientes específicos, ela chegou a um resultado cientificamente relevante, interferindo nos hormônios femininos e em reações como oscilação de humor, irritabilidade, alteração de apetite e sensibilidade. “Unir todos esses elementos em um chocolate foi surpreendente”, relata a pesquisadora.
A nutricionista que desenvolveu o chocolate. Foto: Izabel Hadas
A nutricionista que desenvolveu o chocolate. Foto: Izabel Hadas
Aline explica que a diferença deste produto para um chocolate comum está na sinergia dos alimentos, já que ela uniu um chocolate premium, com alto teor de cacau e manteiga de cacau, a vitaminas e compostos bioativos.
“Para um equilíbrio hormonal feminino, foi utilizada uma proporção de morango, óleo de linhaça e cacau que, consumidos conforme recomendado, melhoram os sintomas da TPM e auxiliam na concentração e diminuição da ansiedade”, ilustra Aline, que já desenvolveu mais de 400 receitas terapêuticas com resultados comprovados.
O produto ainda está em processo de aprovação. Foto: Divulgação
O produto ainda está em processo de aprovação. Foto: Divulgação

Para ser comercializado, o chocolate precisa de regulamentação específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que certifica alimentos que alegam ter propriedades funcionais para a saúde.

A previsão é de que ele chegue aos mercados ainda no primeiro semestre deste ano. “É um chocolate bem-vindo não só para as mulheres que sofrem com a TPM, mas para o público geral que busca bem-estar”, diz a nutricionista.
LEIA TAMBÉM