Saúde e Bem-Estar

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo

Sem o uso de aparelhos, calistenia usa o peso do corpo para melhorar a saúde

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo
01/05/2017 14:00
Thumbnail

A calistenia exige prática e disciplina e traz diversos benefícios (Foto: Divulgação/Instagram)

A Calistenia é uma prática física que usa o corpo como sobrecarga, sem a necessidade de aparelhos específicos. Do grego, kallistenés, nome original de calistenia, significa “bela força”. O exercício tem cada vez mais adeptos e pode ser realizado em Curitiba, com especialistas. De acordo com Felipe Kutianski, Head Coach no Paraná do Mahamudra Brasil (filosofia de vida sustentada pelos pilares corpo, mente e espírito), e um dos adeptos da calistenia, o exercício traz diversos benefícios.  Diferente de outras atividades, como a musculação, “a calistenia dá uma gama de opções onde você é sua própria academia”, explica Felipe.
A pessoa não fica “presa” a um aparelho. Nesse caso, o corpo entende o movimento, percebendo as articulações e cuidando do tempo de aprendizado. Isso gera uma consciência corporal muito maior do que em outros exercícios. As aulas são muito didáticas e explicativas, mesmo sendo nos espaços abertos. “Como a calistenia é uma aula em grupo e feita ao ar livre, isso já agrega a pessoa”, enfatiza.
Felipe Kutianski treinando no parque Barigui (Foto: Divulgação/Instagram)
Felipe Kutianski treinando no parque Barigui (Foto: Divulgação/Instagram)
Os grupos se reúnem em parques e praças e aproveitam o espaço, normalmente se apropriando das barras, pistas e obstáculos que os locais oferecem. Para quem pratica, Curitiba é um lugar perfeito para o exercício pela quantidade de lugares que favorecem a atividade.
O que Felipe lembra é que as pessoas têm limitações e precisam ficar atentas. “A gente costuma dizer que o exercício não é contraindicado para uma pessoa, mas a pessoa que é contra indicada para o exercício”, diz ele. Por isso, como em qualquer atividade física, antes do início da prática, é preciso procurar um médico e fazer um check-up.
Equilíbrio
Para os Helenos, esse termo tinha o significado de “força harmoniosa”, que pode ser interpretado como equilíbrio entre as qualidades físicas, mentais e espirituais.
Uma das provas disso é que alguns dos exercícios praticados na calistenia são inspirados em asanas (que significa postura confortável e equilibrada) do Yoga. Entretanto, a aula da calistenia clássica se baseia em alguns pilares: agachamentos, flexões, pranchas, puxadas e esométricas (são os exercícios de “sustentar” por um tempo determinado).
É muito importante, no entanto, procurar um profissional especializado em calistenia para orientar os exercícios. “Hoje a prática está em alta, mas poucas pessoas sabem realmente o que é. Por isso, é preciso diferenciar calistenia de invencionismo”, diz Felipe
Há vários tutoriais na internet que explicam como realizar os exercícios.  Felipe diz que isso não é problema. “Você até pode segui-los se não encontrar um grupo na sua cidade, entretanto, como em qualquer atividade, você precisa do mínimo de acompanhamento”. Mas Curitiba, por exemplo, tem muitos profissionais preparados para orientar. E esse preparador físico vai pensar a atividade para cada pessoa, criando uma periodização e uma prática ideal para cada um. O profissional prescreve o exercício.
Principais benefícios da prática
Resistência
Quem pratica calistenia adquire a capacidade de realizar exercícios por um longo tempo. Com alguns anos de prática, é possível alcançar a “power-resistência”, onde é possível realizar movimentos de alta intensidade.
Força
Como o treinamento pede uma resposta física do organismo, o organismo responde com um aumento de massa magra e um aumento da hipertrofia muscular.
Flexibilidade
Além da força, os exercícios também desenvolvem o movimento das articulações e a flexibilidade muscular, usando a força e a resistência adquirida com a regularidade nos treinos.

Onde fazer em Curitiba

Como os eventos acontecem ao ar livre, os melhores espaços para a prática em Curitiba são os parques Barigui, o Jardim Botânico, a praça 29 de março e a praça Afonso Botelho, ao lado do estádio do Atlético-PR. Para garantir a presença, os encontros são marcados em ambientes virtuais. As páginas Calistenia BrasilMahamudra Brasil e FitBarz podem ser um ponto de partida.
Leia mais