Saúde e Bem-Estar

Redação

Alimentos certos melhoram a indisposição e enjoos em longas viagens de avião

Redação
14/03/2018 07:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

As refeições que precedem uma viagem longa de avião são tão importantes quanto aquelas que serão feitas durante o voo – e podem ajudar o passageiro em um momento de mal estar, como diminuir uma sensação de ansiedade, por exemplo.
Existem alguns alimentos e hábitos alimentares, no entanto, que são indicados por comissários de voos como boas escolhas para esses momentos prévios e durante o voo. Confira para não se arrepender depois algumas orientações do Voar Sem Medo, centro especializado no estudo e tratamento da fobia do voo, de Portugal:

1. Quer dormir durante o voo? Prefira refeições pequenas:

Para voos noturnos, há quem planeje passar boa parte do trajeto dormindo. Se o passageiro optar por uma refeição pesada e rica em gordura antes do embarque, dormir pode não ser uma opção, visto que a digestão é mais complicada no ar. Prefira sempre pratos leves, mesmo que sejam alimentos ricos em carboidrato.
Pães integrais e mingau de aveia podem ser refeições melhores. Os carboidratos podem ajudar, inclusive, a reduzir os sintomas de jetlag.

2. Nozes, castanhas e amêndoas são boas opções:

Se o voo oferecer a opção de mix de nozes, escolha essa para se alimentar durante a viagem. Além de ajudar a manter a saciedade, as nozes, castanhas e amêndoas conseguem atuar na redução da sensação de ansiedade.
Tenha na bolsa também snacks variados, como barras de cereais e de proteínas, para não sentir fome exagerada durante o voo – e não cair na tentação de alimentos gordurosos.

3. Evite café e açúcar, sempre: 

No dia anterior à viagem, elimine alguns alimentos das refeições, especialmente o café e o açúcar. Se não for possível, reduza o consumo. Também deixe de lado as bebidas alcoólicas, e aumente a hidratação do corpo com água.

4. Suco de laranja também não é indicado:

Chegado o dia da viagem, evite tomar suco de laranja ou qualquer outra bebida ácida, além do café e do consumo de açúcar. Se sentir sede, prefira a água.

5. Homus também mantém a fome controlada:

Caso o voo seja à noite, procure fazer a refeição principal antes do embarque no avião. O homus, pasta feita a partir do grão de bico, é uma boa opção, visto que mantém a saciedade controlada. Durante o voo, prefira outros snacks.

6. Fome durante o voo: escolha os sanduíches:

Não deu tempo de comer direito antes de embarcar, não tem snacks de amêndoas e nozes disponível na bolsa, apenas um sanduíche: escolha o sanduíche! A opção pode ajudar a manter a fome controlada até a próxima refeição, ainda mais se o recheio for de atum, frango ou ovo. Inclua uma proteína na refeição para ajudar a manter a saciedade.

7. Prefira as fibras da quinoa, da semente de chia e do arroz integral:

As opções mais saudáveis do dia a dia também valem para as viagens longas de avião. Inclua nas refeições prévias ao embarque a quinoa, sementes de chia e arroz integral. Além de reduzirem a fome, as fibras ajudarão o organismo na digestão e eliminação saudável das gorduras.

8. Ceda para a bolacha água e sal:

Está se sentindo mal antes de viajar? Não abuse na alimentação: coma bolacha água e sal, estilo cracker, para não sobrecarregar o estômago durante o trajeto. A última coisa que qualquer passageiro quer é passar a viagem no banheiro do avião.

9. Smothies são opções rápidas e sem contra indicação:

Especialmente para quem não teve muito tempo para uma refeição completa antes do voo, ou está entre voos, prefira um smothie. Nos aeroportos não é difícil ter acesso a um restaurante que ofereça essa opção e a mistura das frutas mantém a fome controlada.

10. No caso de dúvida: beba água

Se bater uma sede, tome água. Ainda não decidiu no que comer, beba água até tomar uma decisão. Independente de qualquer coisa, tome sempre água. Manter-se hidratado, ainda mais no avião, é essencial para uma viagem tranquila.
LEIA TAMBÉM