• Carregando...
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.| Foto:

Raquete na mão, quadra de grama sintética, bolinha amarela e muita disposição. De longe, parece até uma aula de tênis, mas as diferenças estão nos detalhes. Trata-se do padel, um “esporte dinâmico e agregador” e que é jogado em equipe.

O criador foi um mexicano e o esporte surgiu como uma maneira de jogar tênis dentro dos navios – por isso, a possibilidade de usar as paredes para pontuar. Mas ganhou campo mesmo, e força, na Espanha. Por terras brasileiras, apareceu no final da década de 1980.

>> Gympass, o airbnb do exercício físico que dá acesso a 17 mil academias

Quem explica é Roberto Miranda, praticante há mais de trinta anos, e professor de padel do Clube Curitibano. Ele acompanhou a inauguração das primeiras quadras em solo tupiniquim, no Rio Grande do Sul. “O padel chegou ao Brasil vindo da Argentina. No país vizinho, na década de 1990, chegou a ser o segundo esporte mais popular, perdendo apenas para o futebol. Aqui, as primeiras quadras foram construídas nas cidades gaúchas de Jaguarão e Livramento”, conta.

O padel é regido a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Pádel) mas, além dos atletas profissionais, tem atraído praticantes amadores, que buscam no esporte uma alternativa de lazer. É o caso dos alunos do Clube Curitibano, em Curitiba. “Devido ao aumento da procura pelo esporte, o clube conta agora com quadras exclusivas para a prática de padel. Hoje temos três professores e mais de cem alunos por mês, aprendendo e praticando”, explica Luiz Fernando Alves, supervisor de esportes do Clube Curitibano.

Ana Paula Kloss Shimoyama, 28 anos, é uma das alunas e treina há dois meses. “Estou adorando. Comecei fazendo uma vez por semana e agora subi a carga horária para duas”, disse.

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.

As regras

O padel é jogado em uma quadra de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento, iguais as de tênis, mas com paredes nos fundos e nas partes laterais. Isso porque é possível ter interação com elas, já que elas recolocam a bola em jogo.

Para pontuar, é preciso que é bola dê um quique no chão e seja rebatida ou dê um quique no chão, na parede, e seja mandada para o campo do adversário. O restante da quadra é cercada por telas ou alambrados de metal. “É comum utilizar vidro ou blindex no lugar das paredes. Isso porque quem está assistindo, consegue acompanhar a partida. Numa época em que os campeonatos são transmitidos ao vivo, e televisionados, é essencial que sejam dessa forma”, explica Miranda.

A pontuação e a bolinha também são como a do tênis. É jogado em duplas (duas duplas, quatro pessoas). A raquete é mais leve e lembra uma raquete de frescobol.

“Não é difícil aprender o esporte e por isso ele é tão adorado. É competitivo e muito divertido. Ideal, inclusive, para famílias e amigos praticarem juntos”, conclui o instrutor.

Benefícios e cuidados

O padel tem um ritmo alto e uma bola com velocidade, fazendo com que seja um esporte de intensidade.

Segundo o ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat, Antônio Krieger, esses fatores somados fazem com que o praticante tenha um bom condicionamento cardiorrespiratório e também perca peso com certa facilidade. “A prática precisa ser regular, mas é, sem dúvida um esporte bastante dinâmico e interessante”, afirmou.

As dicas do doutor Krieger, antes da atividade, é não deixar de lado o aquecimento. “Pelo menos dez minutos de aquecimento é preciso, até sentir o corpo começar a suar. Pode ser na bicicleta, uma corrida leve ou uma caminhada na esteira”, explica.

E, depois do treino, é preciso se alongar. “Sempre indico o alongamento para depois do treino porque o corpo já está quente, o que impede o estiramento muscular”, falou.

Entre os cuidados com o esporte, está a atenção aos ombros, pulsos, joelhos e cotovelos. “Tendinites de ombro e pulso e epicondilite de cotovelo – o famoso cotovelo do tenista – são comuns em esportes de raquetes, devido a pressão e impacto da bolinha nos tendões. Os joelho e os tornozelos também são bem exigidos, pela rotação do corpo e deslocamento do peso. Ser acompanhado por um profissional é essencial”, destaca o médico.

Para melhorar o desempenho, musculação e atividade aeróbia são indicadas por Krieger.

Onde treinar em Curitiba

As aulas no Clube Curitibano são exclusivas para sócios. O Clube Graciosa também oferece a modalidade (para sócios). Já a academia Curitiba Padel (Rua Manoel Higyno dos Santos, 157) tem sete quadras, atende mais de 300 alunos e é aberta ao público geral.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]