• Carregando...
Se há áreas que sempre causam bolhas, o indicado é cobri-las com micropore ou outros protetores. Foto: Bigstock.
Se há áreas que sempre causam bolhas, o indicado é cobri-las com micropore ou outros protetores. Foto: Bigstock.| Foto:

 

Running injury leg accident- sport woman runner hurting holding painful sprained ankle in pain. Female athlete with joint or muscle soreness and problem feeling ache in her lower body.
Running injury leg accident- sport woman runner hurting holding painful sprained ankle in pain. Female athlete with joint or muscle soreness and problem feeling ache in her lower body.

Correr tem muitos obstáculos. Quem começou agora ou pratica a atividade há tempos sabe que é comum surgirem desconfortos como bolhas e calos no pé, assaduras entre as pernas, escurecimento ou queda de unhas e sensibilidade nos mamilos.

O atrito entre a roupa e o corpo pode não parecer um problema tão grave para quem caminha, mas quem o faz em um ritmo mais intenso reconhece a necessidade de proteção.

Virilhas, mamilos e áreas que entram em atrito, como a parte interior das coxas, são as mais afetadas pelas assaduras, como explica o professor, treinador e corredor Diego Mazuroski. “Usar vaselina ajuda a diminuir o atrito, calções térmicos preservam as coxas e camisetas mais leves, de tecidos sintéticos, os mamilos”, conta.

Uma sugestão bastante utilizada pelos corredores é, em provas longas, usar adesivos de micropore so­bre o mamilo, que ajuda a evitar o contato direto com a camiseta. Outro problema, que atormenta os pés dos corredores, mas que tem solução simples, é o surgimento de bolhas, causadas pelo atrito entre a pele e o tênis ou a meia.

Até se adaptar ao tênis e encontrar a meia mais adequada, o corredor novato pode sofrer o incômodo. A meia faz toda a diferença, mais ainda do que o tênis. Sem a meia que absorva o suor, mas que não seja nem muito fina, nem muito grossa, as bolhas aparecem.

O treinador Diego Mazuroski explica que os calçados novos normalmente causam atritos e é importante amaciá-los antes de começar a utilizá-los para correr. “Se há áreas que sempre causam bolhas, o indicado é cobri-las com micropore ou outros protetores”, diz Mazuroski.

Refluxo pode aparecer

Apesar de ser um incômodo que atinge mais quem já tem algum problema gástrico ou propensão, o refluxo pode atingir corredores iniciantes. De acordo com a nutricionista e especialista em nutrição esportiva e funcional Simone Camati, na maioria dos casos, as pessoas têm a propensão para o refluxo e não sabem, descobrindo apenas depois de iniciado o treinamento. “Cerca de 80% da população tem propensão e não sabe. Quando começa a fazer atividades físicas, sente o refluxo”, afirma.

Segundo Simone, a fadiga no corredor iniciante também é muito comum. “As pessoas sentem a fadiga mais por erro na ingestão de alimentos. Como muitas pessoas que buscam a corrida querem emagrecer, elas começam uma dieta rica em proteína e sem carboidratos, que faz com que diminua o açúcar no sangue e o corpo perca energia, gerando o cansaço”, explica a nutricionista.

Previna-se

Veja os incômodos mais comuns que podem surgir em quem começa a correr – e mesmo entre os mais experientes:

Assando o peitoral

As assaduras nos mamilos acontecem pelo atrito da camiseta com esta pele, que é mais sensível. Elas são mais comuns em homens. As camisetas de algodão retém o suor, ficam encharcadas e ásperas e a dor pode ser intensa por até dois dias. Portanto, o conselho é optar por tecidos mais leves, como os sintéticos. Já nas coxas, as costuras dos shorts podem incomodar durante a corrida. Prefira os mais grudados ao corpo. Outra medida é passar vaselina para diminuir o atrito.

Unhas escuras

Encontrar as unhas pretas após uma corrida é normal e elas aparecem pelo acúmulo de sangue embaixo da unha. Elas surgem normalmente pelo excesso de treinos em ladeiras ou pelo uso de calçados muito apertados. Por isso é importante encontrar o tênis ideal, nem muito grande, nem muito apertado e que se encaixe na pisada. Outra situação que pode ocorrer é a queda da unha, pela redução do fluxo de sangue para o pé durante a corrida.

Dores nos pés

Alguns incômodos comuns que afligem os corredores são as dores na sola do pé, com início na região do calcanhar, também conhecida por fascite plantar, e o estresse tibial, também chamada de canelite ou periostite, que são fortes dores na região da canela. Treinamento adequado e sem fazer um esforço maior do que o corpo aguenta naquelas condições pode ajudar a prevenir estes problemas.

Calos aos montes

Tênis apertados podem gerar calos em algumas áreas, como o dedo mínimo ou a sola. Vale verificar se o tênis que está usando é o ideal.

Perda de pelos

Com as roupas grudadas ao corpo, é comum haver uma redução nos pelos. No entanto, é o problema que menos incomoda os corredores e muitos, inclusive, fazem depilação prévia para encarar a corrida.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]