Saúde e Bem-Estar

Redação

O que você pode fazer em Curitiba para não deixar o Outubro Rosa passar em branco

Redação
09/10/2018 07:00
Thumbnail

Confira ações e eventos realizados em Curitiba durante o mês de Outubro em prol da prevenção ao câncer de mama (Foto: Bigstock)

No mês de conscientização e combate ao câncer de mama, todo o país se pinta de cor de rosa. A ideia é que, a partir do Outubro Rosa, a sociedade discuta sobre a prevenção do câncer mais prevalente entre as mulheres, e que irá atingir 60 mil pessoas só em 2018, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Em Curitiba, diferentes empresas e instituições lançam campanhas e ações de promoção aos cuidados da saúde da mulher. Confira:

“Cuidar é uma forma de carinho”

A partir da campanha “Cuidar é uma forma de carinho”, parte do valor arrecadado com o design de sobrancelhas nas unidades da empresa Sóbrancelhas será destinado ao INCA. A ação acontece em todas as unidades da marca durante o dia 19 de outubro, sexta-feira.
Além da doação, os clientes também ganharão um informativo sobre câncer de mama e uma máscara facial exclusiva. Em Curitiba, a Sóbrancelhas está localizada na Galeria Suíssa, na Avenida Marechal Deodoro – Loja 14.
No dia 19 de outubro, as clientes que fizerem o design de sobrancelhas terão parte do valor enviado ao INCA (Foto: Reprodução)
No dia 19 de outubro, as clientes que fizerem o design de sobrancelhas terão parte do valor enviado ao INCA (Foto: Reprodução)

Corte de cabelo e hidratação grátis

Diversos salões de beleza de Curitiba oferecem corte de cabelo ou hidratação gratuitos  durante o mês de outubro às mulheres que desejarem doar o cabelo. A ação da campanha Be Pink, organizada pela b.drops (empresa de Curitiba especialista em telas de salões de beleza), será realizada em 150 salões de beleza de Curitiba e Grande São Paulo.
Na capital paranaense, participam a rede Marly, Frank d´Ferran, Sanrosee, Vimax, Charlotte Hair (Shopping Total) e Expert Beauty Center. A rede Expert, em parceria com a marca de cosméticos Keune, oferecerá cortes gratuitos, com lavagem e secagem, nas unidades do Cabral, Batel, ParkShoppingBarigui e Shopping Palladium. Os salões Charlotte Hair e a rede Frank d Ferran também oferecem os cortes gratuitos para quem fizer a doação dos fios.
Nas unidades que oferecem o corte gratuito, alguns critérios precisam ser atendidos pelas participantes: além de agendar o horário com algum profissional que esteja cadastrado na ação, é preciso que o cabelo tenha mais de 20 centímetros de comprimento e esteja seco.
Os cabelos serão doados para duas instituições: Atitude na Cabeça e Cabelegria. A instituição Américas Amigas receberá auxílio financeiro.
Já na rede Marly, Sanrosee e Vimax oferecem hidratação para quem fizer a doação, feita com produtos Keune.
Salões da rede Expert farão corte gratuito de cabelos em mulheres que desejarem doar os fios (Foto: VisualHunt)
Salões da rede Expert farão corte gratuito de cabelos em mulheres que desejarem doar os fios (Foto: VisualHunt)

“Vista essa camisa”

Durante o mês de outubro, algumas unidades da rede Lady&Lord em Curitiba vão comercializar a camiseta com a mensagem “Se toque garota”, cuja renda será destinada integralmente à Associação Amigas da Mama (AAMA). A intenção da campanha “Vista essa camisa” é que as mulheres conheçam melhor o próprio corpo e realizem o autoexame das mamas.
As camisetas serão ofertadas nas cores preta e branco, pelo valor de R$ 40. O dinheiro, que será destinado à AAMA, servirá para a compra de kits de produtos de higiene para uso em hospitais oncológicos.
Em Curitiba, participam da campanha as unidades do Shopping Mueller, Shopping Curitiba, Shopping Omar, Swimex, Júlia da Costa, Ecoville, Território, Anita Garibaldi e Juvevê. No Paraná, também participam as unidades de Pato Branco (PR) e, no Paraná, Marabá.
Rede Lady e Lord oferecem uma camiseta à venda nas lojas, cuja renda será revertida à Associação Amigas da Mama (Foto: Reprodução)
Rede Lady e Lord oferecem uma camiseta à venda nas lojas, cuja renda será revertida à Associação Amigas da Mama (Foto: Reprodução)

Conhece alguma empresa com ação no Outubro Rosa? Envie para: viverbem@gazetadopovo.com.br 

Doe lenços!

Diversas ações marcam o Outubro Rosa no shopping Jardim das Américas. Entre os dias 1º a 30 de outubro, os clientes do shopping poderão doar lenços para a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner. O ponto de arrecadação está localizado na Loja Solidária, no Piso Térreo.
No dia 20 de outubro, sábado, das 10h às 12h, haverá um aulão gratuito na academia Smart Fit do terraço do edifício garagem do shopping, com aulas de Fit Dance, Zumba e Sh’Bam.
Ainda no shopping, no dia 23 de outubro, terça-feira, a Ella’s Cosméticos oferecem serviço gratuito de maquiagem no 1º Piso, das 13h às 19h. No dia seguinte, dia 24 de outubro, quarta-feira, o shopping oferecerá o “Abraço Rosa – Dia de Beleza com UniOPET”, com serviços gratuitos de hidratação facial e nas mãos. A ação ocorrerá das 14h às 20h.
O Shopping Jardim das Américas recebe doação de lenços durante o mês de Outubro (Foto: Bigstock)
O Shopping Jardim das Américas recebe doação de lenços durante o mês de Outubro (Foto: Bigstock)

Táxi grátis, caminhada e balões

O hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento oncológico, reuniu diferentes ações para o mês de outubro:
Vinte corridas gratuitas de táxi da Radio Taxi de Curitiba serão oferecidas aos pacientes do Hospital Erasto Gaertner no dia 8 de outubro, segunda-feira.
A gratuidade não será apenas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama, mas a qualquer paciente do hospital que precisar de transporte.
Nos dias 12 e 13 de outubro, mais de mil motociclistas de diferentes partes do Brasil, e de países vizinhos, se reúnem na capital paranaense para arrecadar recursos ao hospital.
A ação é promovida pela concessionária The One Harley Davidson e no encontro estarão incluídos passeios pelos pontos turísticos de Curitiba, além de uma visita ao hospital e almoço no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Quem quiser participar pode entrar em contato com Rafael Magosso através do telefone (41) 9 8403-9000. Mais informações, aqui.
No sábado, dia 20 de outubro, os Especialistas da Alegria, grupo de palhaços voluntários do hospital, estarão no semáforo da Avenida das Torres distribuindo dois mil folders e 200 balões. Com o tema: A prevenção não é brincadeira!, a ideia é fomentar a conscientização sobre o câncer de mama.
No dia seguinte, domingo (21), os moradores de Curitiba e região metropolitana podem participar de uma caminhada no Parque São José, em São José dos Pinhais, a partir das 13h. A caminhada será de cerca de 5 km, mas quem quiser poderá participar ainda de um aulão de Zumba, feirinha de orgânicos, entre outras atrações.
Evento que reúne os motociclistas de Harley Davidson em prol do Outubro Rosa já é tradição do hospital Erasto Gaertner (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo / arquivo)
Evento que reúne os motociclistas de Harley Davidson em prol do Outubro Rosa já é tradição do hospital Erasto Gaertner (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo / arquivo)

Produtos cosméticos e pontos para viajar

A companhia aérea Azul está programando diferentes ações para o mês de outubro, em prol da conscientização ao câncer de mama, em todo o país. Para Curitiba, duas ações ganham destaque: a parceria com a Natura e a coleção exclusiva da Azul Collection que arrecada fundos para o tratamento contra o câncer.
Os clientes Azul que adquirirem produtos da marca de cosméticos brasileira Natura poderão acumular mais pontos que o habitual no programa de pontuação TudoAazul. Para cada produto adquirido, o programa doará a mesma quantidade de pontos acumulados pelo cliente ao hospital de Amor, o Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo.
Quem preferir, pode adquirir uma coleção exclusiva da marca Azul Collection. Chamada de “Voe mais Longe”, a coleção conta com camisetas, camisas e almofadas, nas cores rosa. Parte do valor arrecadado com as vendas dos itens da coleção será destinado a ações realizadas com pacientes do hospital de Amor. Veja os itens aqui.
No dia 16 de outubro, terça-feira, os voos da Azul que partirem do aeroporto de Curitiba terão uma Vitoriosa da Azul a bordo. A vitoriosa é uma funcionária que venceu o câncer de mama e contará a sua experiência, com o objetivo de ajudar na conscientização da doença.
Em toda a aérea, há pelo menos sete tripulantes que passaram pela doença, entre elas uma executiva, uma comissária, uma agente de suporte de cargas, uma coordenadora de Segurança do Trabalho, duas operadoras de Call Center e uma despachante de voo. Além disso, elas estrelam um vídeo gravado com dicas de prevenção e detecção precoce, que será exibido a bordo de todas as aeronaves da companhia durante todo o mês.
Clientes que adquirem itens da coleção em prol do Outubro Rosa da Azul estarão ajudando pacientes com câncer de mama do hospital de Amor, de Barretos, em São Paulo (Foto: reprodução do site da Azul)
Clientes que adquirem itens da coleção em prol do Outubro Rosa da Azul estarão ajudando pacientes com câncer de mama do hospital de Amor, de Barretos, em São Paulo (Foto: reprodução do site da Azul)

Palestras de conscientização

O hospital São Vicente promove duas palestras gratuitas, abertas à população durante o mês de outubro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.
As palestras serão no dia 19, sexta-feira, no Centro de Eventos do hospital, em dois horários: às 15h30 e às 16h.
A primeira terá como tema “Câncer de mama – o que aumenta o risco? Como prevenir, sinais e sintomas e detecção precoce”, e será ministrada pela oncologista clínica Raquel C. Dalagnol.
No segundo encontro, o tema “Tratamentos disponíveis para o câncer de mama” será abordado pelo mastologista Murilo Saboia.
Quem preferir, pode ainda levar ao hospital doações de lenços, turbantes, bonés e gorros para mulheres e homens em tratamento contra o câncer.
Hospital São Vicente promove duas palestras de conscientização ao câncer de mama durante o mês de outubro (Foto: Bigstock)
Hospital São Vicente promove duas palestras de conscientização ao câncer de mama durante o mês de outubro (Foto: Bigstock)

Lenços em casa? Doe!

Durante todo mês de outubro, o escritório de direito trabalhista Glomb & Advogados Associados receberá lenços de doações, que serão encaminhados à campanha Lenço Amigo. Quem preferir, pode fazer a doação do lenço junto de uma cartinha, escrita geralmente de próprio punho pelo doador, para a paciente em tratamento.
O escritório está localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 1488 – 19º andar. Saiba mais sobre a campanha aqui.
Doação de lenços é uma das ações disponíveis em Curitiba durante o mês do outubro rosa (Foto: Bigstock)
Doação de lenços é uma das ações disponíveis em Curitiba durante o mês do outubro rosa (Foto: Bigstock)

Apresentações de dança, teatro e música

O hospital Angelina Caron está com uma programação extensa de eventos ao longo do mês de outubro, em prol da prevenção ao câncer de mama. Todas as atividades serão realizadas no hospital e nas Unidades de Saúde de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, além do Centro de Atenção Psicossocial de Quatro Barras.
Confira a programação completa aqui.
Ações no hospital Angelina Caron envolvem apresentações musicais e de teatro (Foto: reprodução site do hospital)
Ações no hospital Angelina Caron envolvem apresentações musicais e de teatro (Foto: reprodução site do hospital)

Doações aos voluntários

As ações do hospital Evangélico em lembrança ao Outubro Rosa serão voltados, principalmente, às pacientes da instituições, que receberão palestras, workshops de maquiagem, design de sobrancelhas, entre outras.
Mas, mesmo quem está de fora e quer ajudar, pode fazer uma doação diretamente no setor de Voluntariado do hospital. Serão aceitos lenços, batom, produtos de higiene, entre outros pequenos mimos para colaborar na autoestima das pacientes.
Quem quiser doar, pode ir diretamente ao setor, através da recepção principal do hospital Evangélico, ou tirar dúvidas através do telefone (41) 3240-5230.
Pessoas interessadas em doar lenços, batons ou produtos de higiene para o hospital Evangélico devem entrar em contato com o setor de voluntariado da instituição (Foto: Bigstock)
Pessoas interessadas em doar lenços, batons ou produtos de higiene para o hospital Evangélico devem entrar em contato com o setor de voluntariado da instituição (Foto: Bigstock)

Atendimento de saúde gratuito

Durante os dias 5, 6 e 7 de outubro, alunos e professores de 10 cursos da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) oferecem avaliações, orientações e testes de saúde no shopping Palladium. A ação acontece a partir das 13h, no piso L1.
O atendimento ao público será de orientações sobre o câncer de mama, prática do autoexame, avaliações antropométricas, como o índice de massa corporal (IMC), e testes de glicemia. Haverá ainda um spa de mãos, avaliação capilar e de pele, entre outras atividades.
Orientações sobre o autoexame das mamas serão repassadas por alunos e professores da UTP no Shopping Palladium em outubro. Foto: Bigstock
Orientações sobre o autoexame das mamas serão repassadas por alunos e professores da UTP no Shopping Palladium em outubro. Foto: Bigstock

Vagão Rosa e palestra

Ao longo de outubro, os passageiros que adquirirem o pacote completo do tradicional passeio de trem entre Morretes e Antonina, pela Serra Verde Express, poderão fazer a viagem em um vagão rosa. A iniciativa, que também envolve o hospital Santa Cruz, objetiva alertar a população sobre as medidas de prevenção ao câncer de mama.
Além disso, parte da verba arrecadada nas passagens será destinada a instituições de apoio aos pacientes em tratamento ao câncer de mama.
No dia 19 de outubro (sexta-feira), às 15h, o hospital promove palestra com o mastologista Cleverton Cesar Spautz. Tire suas dúvidas sobre o câncer de mama! O encontro acontece no anfiteatro do hospital.
Além da decoração, parte da verba arrecadada com o ingresso para o vagão rosa será destinada a instituições de apoio à prevenção ao câncer. Foto: Hospital Santa Cruz.
Além da decoração, parte da verba arrecadada com o ingresso para o vagão rosa será destinada a instituições de apoio à prevenção ao câncer. Foto: Hospital Santa Cruz.

Caminhada contra o câncer de mama

Dia 14 de outubro, domingo, o hospital Novaclínica promove a II Caminhada da Saúde, a partir das 8h30 no Parque São José, em São José dos Pinhais. A atividade busca a promoção da saúde, especialmente a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e a expectativa é que siga até às 11h30.
Após a caminhada, serão oferecidos exames de saúde gratuitos, aula de aeróbica e dança, e atividades para as crianças. Também, dicas e orientações de hábitos de vida, como alimentação saudável.
Os participantes são convidados a doarem 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo, que serão encaminhados a instituições de caridade.
Caminhada no parque São José, no dia 14 de outubro, incentiva a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama<br>Foto: Bigstock.
Caminhada no parque São José, no dia 14 de outubro, incentiva a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama<br>Foto: Bigstock.

Arrecadação de lenços e palestras gratuitas

O shopping Crystal, em parceria com a academia Bodytech e a marca Anna Pegova, promovem diferentes ações visando a prevenção ao câncer de mama:
No dia 17 de outubro (quarta-feira), às 18h, a endocrinologista Juliana Kaminski fará uma palestra com o tema: “A prevenção ao câncer de mama e a reposição hormonal na menopausa”. Já no dia 20 (sábado), às 10h, a médica oncologista Mariana Castro, do hospital São Vicente, falará sobre o câncer e tirará dúvidas sobre a doença.
Ambas as ações serão no Lounge do Piso L2 do shopping e, quem quiser participar, deve fazer a doação de um lenço de cabelo ou 1 kg de alimento perecível. Ainda no dia 20, às 11h, a instrutora Cecilia de Abreu Ribas fará uma aula de ballet aos interessados, no mesmo local.
Shopping Crystal, em parceria com algumas lojas, promove palestras gratuitas ao público sobre câncer de mama<br>(Foto: Bigstock)
Shopping Crystal, em parceria com algumas lojas, promove palestras gratuitas ao público sobre câncer de mama<br>(Foto: Bigstock)

Câncer de mama e do colo do útero

Além de reforçar a importância no cuidado e prevenção ao câncer de mama — principal foco das ações do Outubro Rosa –, as mulheres não podem deixar de lado a prevenção de outro câncer, o do colo do útero.
Nos dias 10, 16, 19, 23, 26 e 31 de outubro, a Mantis Diagnósticos Avançados promove palestras sobre ambos os assuntos: câncer de mama e do colo do útero, com as palestrantes Graziele Moraes Losso, coordenadora do laboratório de Biologia Molecular, e Suzana Carstensen, coordenadora do laboratório de Doenças Infecciosas.
A entrada é gratuita para todas as palestras, que são realizadas tanto no período da manhã, quanto à tarde, em dias alternados. Quem quiser participar, deve se inscrever através do telefone (41) 3046-5300. Serão disponibilizadas 15 vagas por turma.
Confira os dias e horários das palestras:
10/out, quarta-feira, às 16h;
16/out, terça-feira, às 11h;
19/out, sexta-feira, às 14h;
23/out, terça-feira, às 11h;
26/out, sexta-feira, às 14h;
31/out, quarta-feira, às 18h.
As palestras serão na Mantis Diagnósticos Avançados, localizada na rua Padre Germano Mayer, 1.949.
Evento da Mantis Diagnósticos Avançados promove palestras sobre prevenção ao câncer de mama, mas também ao câncer do colo do útero (Foto: Bigstock)
Evento da Mantis Diagnósticos Avançados promove palestras sobre prevenção ao câncer de mama, mas também ao câncer do colo do útero (Foto: Bigstock)

Palestras, cursos e show contra o câncer de mama

No dia 18 de outubro, quinta-feira, o Centro de Oncologia do Paraná promove palestra, curso e show em prol da prevenção contra o câncer de mama. As ações serão no período da tarde, a partir das 13h.
Para o mini-curso “Mindfullness” ou “Consciência Plena”, ministrado por Maria Cardoso, da Grande Escola, o centro recebe pacientes, convidados e a comunidade. No mesmo dia, haverá ainda um ciclo de palestras, realizadas pelo Instituto Peito Aberto, com oncologista clínico, mastologista, nutricionista, educador físico, radioterapeuta, psicólogo e o depoimento de pacientes.
Quem preferir, pode também prestigiar a palestra-show da sexóloga, coaching de feminilidade e sensualidade Andréia Bertè e, no encerramento do evento, o show da banda Nega Fulô.
Os interessados podem participar gratuitamente. A única exigência é a inscrição prévia.
Mini-cursos, palestras e show em prol da prevenção ao câncer de mama (Foto: reprodução site do Centro de Oncologia do Paraná)
Mini-cursos, palestras e show em prol da prevenção ao câncer de mama (Foto: reprodução site do Centro de Oncologia do Paraná)

Doação de lenços

Na próxima consulta no hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), leve um lenço para doação. A unidade do IPO na avenida República Argentina, no Portão, recebe lenços doados por pacientes, que serão destinados ao Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), e parceiras. A ação acontece durante todo o mês de outubro. Procure pelas caixas dispostas nas recepções.
Quem quiser fazer doação de lenços durante o outubro rosa, o IPO estará recebendo os itens na unidade da av. República Argentina (Foto: Pete Bellis / Unsplash)
Quem quiser fazer doação de lenços durante o outubro rosa, o IPO estará recebendo os itens na unidade da av. República Argentina (Foto: Pete Bellis / Unsplash)

Conhece alguma empresa com ação no Outubro Rosa? Envie para: viverbem@gazetadopovo.com.br 

LEIA TAMBÉM