Saúde e Bem-Estar

Agência Estado e Redação

Vilões da dieta, pães, bisnaguinhas e massas instantâneas terão sódio reduzido

Agência Estado e Redação
13/06/2017 14:53
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Pães, bisnaguinhas e massas instantâneas terão a quantidade de sódio reduzida, a partir do novo acordo assinado pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Indústria de Alimentos, divulgado nesta terça-feira (13). Essa é a segunda vez que os três alimentos são alvo de um pacto de redução de sódio e, junto com outros 30 alimentos, fazem parte de uma redução de 70 mil toneladas de sódio nos alimentos.
Aos pães de forma, a meta é que o teor máximo de sódio passe de 450 mg para 400 mg, a cada 100 g do alimento, e até o ano de 2020.  As bisnaguinhas terão uma redução de 388 mg para 350 mg, na mesma quantidade de 100 g do alimento, e mesmo prazo. Para as massas instantâneas, a meta chega a 2018 e a redução cai para 1840 mg de sódio, a cada 100 g.
Riscos do sódio para o corpo
O brasileiro consome em média 12 gramas de sódio por dia, mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo ideal, de acordo com um estudo de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, seria de três tampas de caneta, ou 3 gramas de sal. Isso ajudaria a reduzir a pressão arterial em até 10mmHg e manter o controle da hipertensão.
Dicas para controlar o sal nas refeições:
  1. ? Não leve o saleiro à mesa durante a refeição.
  2. ? Evite caldos em tabletes, temperos prontos, molho de soja e molhos para salada industrializados.
  3. ? Coloque o sal após o cozimento para visualizar melhor a quantidade utilizada. O ideal seria montar o prato e só depois colocar o sal. Durante o cozimento, aposte em temperos naturais, como alho, cebola e pimenta.
  4. ? Prefira temperar com ervas frescas ou secas, como salsinha, manjerona, manjericão, tomilho, alecrim e louro. Condimentos e especiarias naturais em pó também tornam os pratos mais saborosos: açafrão, cominho, pimenta síria, noz moscada, entre outros, são bons exemplos.
  5. ? Ao comer fora, evite colocar sal na salada, pois as demais preparações já estão salgadas. Prefira azeite de oliva e vinagre balsâmico ou limão, por exemplo.
  6. ? No mercado, aprenda a olhar os rótulos: alguns alimentos doces também são ricos em sódio. Procure pelo símbolo “Na”.
  7. ? Divida o peso do pacote do sal (que tem 1 kg) pelo número de pessoas que moram na sua casa e pelo número de dias que ele durou: assim você vai descobrir a quantidade total ingerida em alimentos não industrializados.
LEIA TAMBÉM