• Carregando...
Pancada no olho pode levar a danos irreversíveis. Foto: Bigstock.
Pancada no olho pode levar a danos irreversíveis. Foto: Bigstock.| Foto:

Pode ser em um jogo, durante brincadeiras com as crianças, um acidente ou mesmo uma distração: uma pancada no olho é dolorida e precisa de cuidados especiais para evitar consequências mais graves e definitivas.
A recomendação geral dos oftalmologistas é que sempre que houver um trauma na região dos olhos, seja procurado um especialista o quanto antes.

>> Pancada na cabeça: sinais mostram quando há danos cerebrais

“Pode ocorrer ruptura do globo ocular, hemorragias, descolamento de retina, processos inflamatórios, aumento da pressão ocular e outros danos. Quanto mais cedo for feito o atendimento, avaliação e conduta, melhor o prognóstico com relação a eventuais sequelas”, explica o oftalmologista Newton Pereira Duarte Filho.

As consequências de um trauma na região dos olhos variam desde a ausência de qualquer lesão até a perda da visão, por exemplo, por um descolamento de retina.

“Sinais e sintomas como dor, vermelhidão ocular e baixa de visão podem indicar que houve lesão e exigem um atendimento imediato, pois o tempo para o início do tratamento é fundamental. A baixa visual pode ser a visão mais borrada, como uma perda de foco, ou a presença de manchas escuras ou pretas em parte do campo visual”, alerta o oftalmologista cooperado da Unimed Curitiba e presidente da Sociedade Paranaense de Oftalmologia, Otávio Siqueira Bisneto.

Muitas vezes, além do globo ocular, há também comprometimento da parte óssea ao redor do olho. Luiz Cláudio* levou um soco certeiro nos olhos, dado por seu filho de quatro anos, durante uma brincadeira.

>> Como utilizar o “pote da calma”nos momentos de birra e chilique das crianças

“Chegou a quebrar o osso que separa a órbita do olho da fossa nasal e sangrou bastante. Fui imediatamente a um serviço de oftalmologia de emergência e ficou roxo ao redor dos olhos por cerca de um mês. Poderia ter prejudicado minha visão, mas depois voltou ao normal. Também consultei um otorrinolaringologista e um neurologista”, conta o paciente.

Sangramentos
A região dos olhos pode sangrar de três modos diferentes
1 – Sangramento dentro da pálpebra superior, inferior ou ambas: esse hematoma não compromete a visão e será naturalmente reabsorvido em alguns dias, não necessitando de tratamento obrigatório.
2 – Sangramento na superfície ocular, sobre a esclera (parte branca dos olhos), o hiposfagma: uma mancha de sangue será observada sobre a esclera. Não há comprometimento da visão, o sangue será reabsorvido em alguns dias e só é necessário acompanhamento, sem nenhum tratamento específico.
3 – Sangramento dentro do olho (hemorragias vítreas): pode atingir diferentes estruturas, com queda variável de visão. Nesse caso, um atendimento especializado é necessário, pois em alguns acidentes pode haver inclusive indicação cirúrgica para evitar sequelas visuais.

Geralmente, a maioria dos hospitais com pronto-socorro tem um serviço de oftalmologia que pode ser acionado em casos de traumas na região dos olhos.

“Dependendo do ocorrido, pode haver perda visual momentânea. Mas essa perda, ou não perda, não necessariamente tem relação com a gravidade do trauma”, alerta o oftalmologista Newton Duarte. Em qualquer trauma agudo, as compressas frias ajudam a evitar e reduzir o inchaço e os hematomas.

“Independentemente de sintomas ou da ausência deles, em um primeiro momento, a pessoa pode não notar alterações ou não sentir, por exemplo, aumento da pressão ocular. Difícil também é perceber um descolamento de retina periférico. Essas lesões podem evoluir em um ou dois dias para casos mais graves e de pior prognóstico quanto à permanência de sequelas”, orienta Newton.

A melhor recomendação quanto ao trauma ocular é procurar atendimento especializado o quanto antes.
*Nome fictício.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]