Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Teste que descobre risco de câncer é gratuito para leitores da Gazeta do Povo

Amanda Milléo
17/10/2017 14:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Exame de sangue e testes genéticos podem ser mais precisos, mas para saber realmente quais são os riscos de alguém desenvolver um câncer, basta um questionário rápido.
Composto de diversas perguntas sobre a própria saúde e a dos familiares mais próximos, além de hábitos alimentares e estilo de vida, o teste desenvolvido pela empresa PreviNEO consegue determinar o risco para até cinco tipos diferentes de câncer: mama, intestino, cólon, próstata e pulmão.
Nas mulheres, verifica-se a possibilidade do câncer de mama, de intestino, cólon e no pulmão. Nos homens, vê-se o risco no intestino, próstata e pulmão.
O programa, acessado pelo site da empresa, faz o cálculo de acordo com as respostas e, se for preciso, abre mais uma aba com outras dúvidas – de forma a delimitar ao máximo o risco de desenvolvimento da doença.
Embora o questionário seja fechado para o público em geral, do dia 17 ao dia 31 de outubro estará aberto – gratuitamente – para os leitores da Gazeta do Povo. A parceria marca o Outubro Rosa e incentiva os leitores a se prevenirem contra o câncer, motivo que levou à criação do teste.
“Todos os dados sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer existem e são conhecidos na literatura médica. A ideia, com o questionário, é que essas informações estejam compiladas em uma ferramenta única e que sirva de incentivo para a população buscar um médico precocemente”, explica Hélio Rubens de Oliveira Filho, médico mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, regional do Paraná, professor de medicina da UFPR e da PUCPR, além de ser um dos fundadores da PreviNEO.
Ao pensar que tem um risco maior que a média geral da população brasileira para o desenvolvimento de algum câncer, as chances de o paciente buscar um médico também aumentam.
Oliveira Filho lembra, no entanto, que ter um risco aumentado para o câncer não significa, necessariamente, que a doença vá se manifestar. No entanto, é um bom motivo para buscar um médico. “A ferramenta explica para a pessoa quem ela deve buscar, qual especialista, quais exames e isso dá um direcionamento a ela”, reforça o mastologista.

Faça o teste gratuitamente!

Para conhecer o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon, próstata, pulmão ou intestino, acesse o site do PreviNEO: www.previneo.com.br e siga as instruções.

LEIA TAMBÉM