Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Os perigos de cozinhar a caixa de leite condensado na panela de pressão

Amanda Milléo
15/10/2018 10:00
Thumbnail

Riscos de que embalagem se desintegre ao ser colocada na panela de pressão são grandes, bem como de contaminação química. Foto: Bigstock

Cozinhar a caixa de leite condensado na panela de pressão, com o objetivo de transformar em doce de leite, coloca a saúde — principalmente de quem está preparando o doce, mas também de quem o consome — em risco.

Na embalagem cartonada, o produto disposto dentro da panela de pressão com água tem grandes chances de se desintegrar e até mesmo explodir.

“A pressão interna com o produto em aquecimento pode fazer com que a embalagem se desintegre. A caixinha do leite condensado não é rígida. No caso da lata, não há o mesmo problema, porque ela segura a pressão interna da embalagem”, explica Maria Carolina de Oliveira Ribeiro, professora doutora do departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.
Outro risco acontece quando ocorre a desintegração da embalagem, é que as diversas camadas que embalam o leite condensado entrem em contato com o alimento, criando uma contaminação química.
“O alumínio, por exemplo, é tóxico. O risco não é que o alimento reaja com o alumínio, mas que pode carregá-lo, tornando-se um veículo de contaminação. Claro, em termos de toxidez, é preciso uma quantidade grande, mas ao longo da rotina temos contato com o alumínio em outras fontes, como a própria panela. É um processo de contaminação a longo prazo”, reforça Ribeiro, cuja formação é na Engenharia de Alimentos.

Bactérias e vírus

Enquanto estiver dentro da embalagem, o leite condensado não consegue desenvolver nenhum tipo de microorganismo — visto que todas as condições ideais para isso estão sendo controladas pela embalagem.
Foto: Bigstock.
Foto: Bigstock.
Uma vez desintegrada, porém, há o risco — ainda que pequeno — de uma contaminação, que poderia levar a uma intoxicação alimentar, por exemplo.
“Se a caixa se abre, dentro da água, expõe o conteúdo interno na água, que pode estar contaminada. Ou ao ar, que pode trazer bactérias e fungos. Mas, se ela permanecer perfeitamente fechada, não há risco algum”, explica Lígia Cardoso, professora dos cursos de Nutrição e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além do programa de mestrado em Biotecnologia Industrial, da Universidade Positivo.
Outro lado, segundo Cardoso, é que o leite condensado, ou mesmo doce de leite, não são ambientes propícios ao desenvolvimento de microorganismo, devido a presença do açúcar em grande quantidade.

Fábrica das embalagens alerta para o risco

Uma das empresas a fabricar as caixas onde o leite condensado é embalado, a Tetra Pak orienta os consumidores a jamais cozinhar os produtos em panelas de pressão. Segundo nota encaminhada à imprensa, a empresa diz:

“A embalagem cartonada longa vida é composta por seis camadas entre polietileno, alumínio e papel, impedindo a entrada de luz, ar, água e microorganismos. Isso faz com que a caixinha fique protegida dentro da geladeira ou em temperatura ambiente. Portanto a Tetra Pak não recomenda o cozimento destas embalagens, pois elas não foram projetadas e desenvolvidas para essa finalidade não devendo ir ao micro-ondas ou ao forno.”

O ideal, ainda, é preparar o alimento fora da embalagem, em banho maria, com controle de temperatura.
LEIA TAMBÉM