Saúde e Bem-Estar

Roberta Braga, especial para a Gazeta do Povo

Suspeita de caso de peste bubônica no RJ causa alerta; entenda a doença

Roberta Braga, especial para a Gazeta do Povo
14/01/2019 13:37
Thumbnail

Peste bubônica é transmitida por roedores. Foto: Bigstock

O caso de uma paciente de 57 anos, que foi diagnosticada com a presença da bactéria Yersinia pestis, na cidade de São Gonçalo (RJ), no último fim de semana, trouxe uma preocupação que já estava no passado: a peste bubônica, também conhecida como peste negra. A paciente deu entrada no hospital com insuficiência cardíaca no dia 22 de dezembro e, como estava com uma ferida na perna, teve amostra da pele recolhida e enviada para exame.
O resultado identificou a presença da bactéria Yersinia pestis, que causa três doenças, entre elas a peste bubônica. A paciente está sendo tratada com antibióticos e mantida isolada, por precaução. “Isso é necessário porque pode acontecer a circulação da bactéria pelos fluidos corpóreos”, ressalta a médica Ligia Pierotti, infectologista da Dasa.

*** ATUALIZAÇÃO:

O Ministério da Saúde descartou, no fim da tarde desta segunda-feira (14) que a paciente esteja infectada por peste bubônica. O diagnóstico foi dado após o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do estado, refazer a análise e identificar a bactéria Morganella morganni, comum no meio ambiente e que não causa infecções em indivíduos com boa imunidade.

Algumas amostras laboratoriais foram coletadas e devem chegar ainda nesta segunda-feira ao Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) para outras análises e o fechamento da investigação.

O que á a peste bubônica

A peste bubônica é uma doença transmitida pela bactéria Yersinia pestis presente em roedores e a contaminação em humanos é feita pela picada de pulgas infectadas pelos roedores. O último caso registrado no Brasil foi no estado do Ceará, em 2005. Na Idade Média, um surto de peste bubônica matou quase 30% da população europeia. O último grande surto aconteceu na Índia, no século 19. Na época, não existia antibióticos para o tratamento da doença.
O aumento e a alta sensibilidade dos gânglios – em especial em regiões como virilha, axilas e pescoços – é o principal sintoma. Febre alta, calafrios e dor de cabeça também costumam ser reportados. “É uma doença grave, com mortalidade alta, mas que se diagnosticada nos primeiros dias é facilmente tratada com o uso de antibiótico”, explica Ligia Pierotti.
A médica explica, ainda, que não existe motivo para preocupação, pois se trata de um caso isolado, ainda em investigação, e reforça que o Brasil faz uma vigilância constante em relação à peste, com notificação compulsória.

Sintomas:

  • Aumento de tamanho e de sensibilidade dos gânglios
  • Febre alta
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
LEIA TAMBÉM: