Saúde e Bem-Estar

Katia

Como identificar uma picada de escorpião

Katia
11/03/2019 10:53
Thumbnail

Picada de escorpião, especialmente em crianças e idosos, é preocupante, pois pode levar à morte (Foto: Bigstock)

A interdição de uma creche em Curitiba depois de suspeitas da presença de escorpiões, acendeu o alerta para o risco de picadas de animais peçonhentos. O alerta foi feito pelo prefeito de Curitiba Rafael Greca na última sexta-feira (08).  O contado com o veneno do escorpião normalmente apresenta edema de pulmão e hipotensão severa, que podem levar a pessoa à morte. 
“O escorpião não é tão difícil de encontrar, e é importante frisar que a picada, na maioria das vezes, causa poucos sintomas. Pode gerar uma vermelhidão, inchaço, dor no local da picada, enjoo, dor de cabeça. Mas é preciso ficar atento também a espasmo muscular e queda da pressão arterial, porque o risco é de morte”, alerta médico infectologista do hospital Pequeno Príncipe,  Horácio de Souza Costa Junior

Risco é maior para crianças e idosos

Crianças e idosos são faixas etárias de maior risco aos escorpiões e outros animais peçonhentos. O  médico ressalta que é preciso ir a um pronto-socorro imediatamente,  e explica o que é preciso ser feito até pessoa receber o soro  antiescorpiônico:

“A primeira coisa que pode ser feita pela família é lavar o local da picada com água e sabão. Mantenha o local da picada voltado para cima e não corte, fure ou aperte esse local. Beba bastante água e procure o SAMU [Serviço Móvel de Urgência e Emergência, solicitado pelo número 192] “, ensina o especialista.

Segundo o infectologista, a gravidade da picada também varia (pois depende do tipo de escorpião e da quantidade de veneno que o animal solta).

Cuidados

Não basta prestar atenção ao escorpião em locais onde o animal é mais comum. Com a chegada dos dias mais quentes, os cuidados devem ser reforçados contra os animais peçonhentos.

Mantenha a casa a mais limpa possível, especialmente em quintais e jardins, sem o acúmulo de madeira e lixo. Retire a sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes e evite andar descalço. 

Antes de mexer em toalhas e calçados, verifique a presença do animal e nunca deixe as crianças colocarem as mãos em buracos ou frestas
LEIA TAMBÉM