• Carregando...
Segundo médicos, Pilates serve como um bom complemento para outros exercícios. Foto: Bigstock.
Segundo médicos, Pilates serve como um bom complemento para outros exercícios. Foto: Bigstock. | Foto:

Cada vez mais popular em academias de ginástica e com studios especializados na prática, o pilates tem se tornado sinônimo de qualidade de vida. Porém, mesmo com todos os benefícios que essa atividade traz, em especial para a postura e fortalecimento muscular, praticar somente este tipo de exercício pode não ser o suficiente para que uma pessoa tenha o trabalho completo do corpo e ganhos para a saúde.

>> Ex-sedentária, Bella Falconi diz que persistência é o segredo para vida saudável 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que também é feita pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício de Esporte (SBME), é que cada indivíduo pratique no mínimo 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas (corridas, caminhadas, andar de bicicleta, entre outras), que devem ter intensidade de leve a moderada.

O presidente da SBME, Marcelo Leitão, afirma que, junto com a prática aeróbica, recomenda-se que as pessoas também se exercitem com musculação com foco na melhoria dos principais grupos musculares (ou seja, não necessariamente de alta intensidade). O que ocorre em relação ao pilates é que se trata de uma prática anaeróbica, segundo o presidente.

“Se a gente comparar uma pessoa totalmente sedentária e uma pessoa que faz só pilates é claro que a pessoa que faz só pilates vai estar melhor de saúde. Mas vindo ao encontro da recomendação da OMS, o ideal é que uma pessoa faça o pilates, que é um trabalho que envolve mais a questão do condicionamento muscular, e que ela faça também os 150 minutos de práticas aeróbicas por semana”.

Intercalar

Aliar exercícios aeróbicos ao pilates, apesar de ser o ideal, nem sempre é o que se consegue realizar, principalmente devido à rotina de cada praticante. Segundo o professor do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Luiz Carlos Py Flores, o recomendável é que os praticantes procurem estúdios ou academias que ofereçam ambas as práticas. “Hoje a melhor forma seria conjugar os dois exercícios”, afirma.

(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)

Apesar de a prática não ter como enfoque o condicionamento aeróbico, o presidente da SBME diz que isso não deve soar como desestímulo a quem adotou a atividade para a rotina.

“Sempre é muito melhor fazer qualquer tipo de atividade do que não fazer nada. O pilates traz sim algum benefício e faz com que a pessoa possa ficar suscetível a encontrar uma outra atividade”, enfatiza.

Benefícios do pilates

Ainda que a prática não envolva a questão aeróbica, a atividade traz vários benefícios para a saúde, conforme explica a educadora física na Academia Gustavo Borges, Izabel Cristina Etzel Rothert. Ela enfatiza que, com o pilates, o praticante pode trabalhar o corpo de forma global.

“É uma prática que melhora a qualidade de vida, a flexibilidade, a concentração, a respiração e o alongamento. Se uma pessoa faz um exercício com a perna, ela fará no pilates de forma que trabalhe o corpo como um todo durante esse exercício”, exemplifica. A educadora diz, inclusive, que para pessoas que têm uma rotina de exercícios aeróbicos mais intensa, a prática pode servir como um complemento à parte aeróbica.

one caucasian woman exercising pilates fitness foam roller exercises isolated  silhouette on white background
one caucasian woman exercising pilates fitness foam roller exercises isolated silhouette on white background

De acordo com flores, entre os maiores ganhos para a saúde com a prática do pilates estão a melhora da postura e a prevenção a condições relacionadas a incontinência urinária, câncer de próstata e problemas com hemorroidas.

“Hoje vivemos a era do ‘homem sentado’: acordamos e tomamos café sentados; dirigimos até o trabalho sentados; ficamos sentados no escritório até a próxima refeição, a qual fazemos sentados; voltamos para casa sentados e descansamos sentados. Isso gera perda de massa muscular e o pilates ajuda no fortalecimento da musculatura”, explica.

Na prática

Para melhorar a qualidade de vida, é necessário ficar menos tempo sentado e incorporar mais movimento no dia a dia. Veja as diferenças entre atividade, exercício físico e prática esportiva e tente aos poucos incorporar novos hábitos:

Atividade: qualquer tipo de movimento feito com o corpo e que proporcione gasto de energia. Exemplo: subir e descer escadas; estacionar o carro uma quadra mais longe do trabalho para caminhar; ficar mais tempo em pé do que sentado.

Exercício: é consciente, intencional e organizado para um determinado fim. Todo exercício é uma atividade física. Uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, a 6 km/h, por exemplo, não é mais uma atividade, e sim um exercício, pois é intencional e direcionada. Musculação e pilates se enquadram como exercício.

Prática esportiva: conjunto de exercícios físicos que estão inseridos dentro de regras e objetivos específicos durante suas práticas. Nem todo exercício pode ser considerado um esporte, mas todo esporte é um exercício.

LEIA TAMBÉM: 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]