Saúde e Bem-Estar

Cecília Aimée Brandão, especial para Gazeta do Povo

Por que a biomassa de banana verde é considerada o “milagre” das dietas?

Cecília Aimée Brandão, especial para Gazeta do Povo
19/09/2018 07:00
Thumbnail

Por ser rica em fibras, a biomassa de banana verde auxilia na redução do índice glicêmico e do colesterol. Foto: Divulgação

Já ouviu falar da biomassa de banana verde? O composto é de fato especial e cheio de benefícios para quem o consome. E é também muito prático – não tem sabor e pode ser adicionado a receitas salgadas ou doces, em qualquer textura. A biomassa pode ser preparada em casa e congelada, ou então comprada em mercados ou empórios de gastronomia – custa entre R$ 15 e R$ 20 uma quantidade de 250g.
Ela é  rica em vitaminas do complexo B e nutrientes como fósforo, magnésio, potássio e cálcio, além das fibras. A nutricionista Aline Quissak, do Bee. O Empório gastronômico, explica que a banana verde ainda não desenvolveu o carboidrato, sendo composta principalmente por fibras alimentares altamente nutritivas e amido resistente, que não é absorvido pelo corpo.
“Esta fibra alimentar funciona como um prebiótico, ou seja, um alimento para as bactérias boas do intestino, otimizando a absorção de nutrientes e aumentando a produção de serotonina, que regula o humor e o sono. A biomassa pode ajudar a aumentar a imunidade do corpo, regularizando também a função intestinal e prevenindo a prisão de ventre”, comenta. Para garantir todos os benefícios, a recomendação da nutricionista é a de que sejam ingeridas três colheres de sopa da biomassa por dia.

Como usar no dia a dia

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
A biomassa de banana verde pode ser usada em receitas como substituição ao creme de leite, por exemplo, como espessante, pois tem uma textura super cremosa. Ainda, dá para usar em vitaminas a base de frutas, massas de pães, biscoitos, tortas e bolos, patês (substituindo maionese), coberturas de bolos, sopas, caldos e molhos. Por não ter um sabor definido, é muito versátil e pode ser adaptada em inúmeras preparações.

Como fazer em casa

Separe bananas completamente verdes e lave em água corrente;
>> Na pressão, cozinhe-as, com casca e cobertas de água, por 8 a 10 minutos;
>> Tire a banana da casca e bata, ainda quente, em um processador ou liquidificador;
>> Coloque em potinhos ou formas de gelo e congele por até três meses (na geladeira, dura até três dias).
>> Para descongelar, coloque um pouco de água até que fique cremosa novamente.

Para reduzir colesterol e emagrecer

Outro grande benefício da biomassa de banana verde é para quem sofre de diabete, “por ser rica em fibras, auxilia na redução do índice glicêmico”, conta Ana Caroline Alves Lima, nutricionista do Hospital Pilar.
Ainda, contribui na diminuição do colesterol, pois reduz a absorção de gordura, e pode ser aliada no emagrecimento, por ser rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade.“Apenas usar a biomassa não emagrece. Seu uso deve estar associado a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos regulares”, orienta.
LEIA TAMBÉM