Saúde e Bem-Estar

Guilherme Grandi

Por que lâminas de barbear e de depilação não podem ser compartilhadas?

Guilherme Grandi
08/08/2018 07:00
Thumbnail

Geralmente, a lâmina é utilizada durante o banho e deixada dentro do box, ambiente propício para bactérias, sujeira e umidade. Foto: Bigstock

Dividir o banheiro da casa com a família ou “juntar as escovas de dentes” não significa necessariamente compartilhar todos os itens de higiene pessoal. Mesmo morando juntos, cada um deve ter seus próprios utensílios, e isso se estende às lâminas de barbear e de depilação.
De acordo com o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, Marcelo Ducroquet, compartilhar as lâminas pode provocar desde irritação da pele até mesmo doenças mais graves. “Há um risco menor de se contrair uma infecção provocada pela bactéria staphylococcus aureus, causando uma foliculite que normalmente se cura sozinha após 3 a 4 dias”.
No entanto, se a lâmina tiver vestígios de sangue ou ferrugem, há o risco de se contrair uma infecção mais difícil de curar. “Como as hepatites B e C se a pessoa utilizar a mesma lâmina minutos depois de outra que esteja infectada”, explica o médico.
Além de não poder compartilhar a lâmina com outra pessoa (qualquer que seja), o professor Marcelo Ducroquet também faz um alerta importante: “normalmente a lâmina é utilizada durante o banho e deixada dentro do box. Mas é neste ambiente que as bactérias gostam de ficar, com sujeira e umidade, e se proliferam ali”.
Ele recomenda que as pessoas limpem e sequem bem a lâmina, e a guardem adequadamente. E também que prestem a atenção ao tempo de uso do aparelho. “Toda vez que a lâmina perder o fio ou surgirem pontos de ferrugem, ela já deve ser descartada. Uma semana de uso diário já é o bastante para jogá-la fora”, completa.
Até mesmo as navalhas dos barbeiros precisam passar por esterilização. Foto: Unsplash.
Até mesmo as navalhas dos barbeiros precisam passar por esterilização. Foto: Unsplash.

Na rua

Os cuidados com as lâminas de barbear ou depilar também devem ser seguidos fora de casa, principalmente em salões de beleza ou barbearias. Marcelo Ducroquet explica que a lâmina descartável precisa ser aberta na frente do cliente, senão convém perguntar e até mesmo trocar de salão.
O barbeiro Sérgio Kolling utiliza lâminas de barbear e navalhas na barbearia dele, e conta que as lâminas são totalmente descartáveis. “Há ainda a necessidade do uso de máscara e luvas para o manuseio desses equipamentos”, conta.
Já as navalhas precisam ser esterilizadas nas autoclaves, que são aparelhos que utilizam vapor de água sob pressão para esterilizar instrumentos, ou com álcool 70% para eliminar as bactérias. “Não é recomendável utilizar navalhas com cabo de madeira, que podem abrigar os organismos nas ranhuras”, completa o infectologista.
As lâminas de uso frequente devem ser descartadas em no máximo uma semana. Foto: Unsplash.
As lâminas de uso frequente devem ser descartadas em no máximo uma semana. Foto: Unsplash.

Cuidados

Veja estas 5 recomendações para evitar infecções de pele ou outras doenças provocadas por lâminas gastas:
1- Evite usar a lâmina de outra pessoa, mesmo que seja seu companheiro, pai, mãe, irmã, irmão ou filho. Além de terem usos diferentes para homens e mulheres, isso evita o contágio de bactérias que provocam doenças de pele.
2- Sempre limpe bem a lâmina após o uso, retirando os restos de pelos e resquícios de pele. Também se recomenda passar um pouco de álcool, enxaguar com água quente ou morna e secar o aparelho.
3- Não deixe a lâmina guardada em locais com umidade e sem ventilação, isso evita a proliferação de bactérias. O ideal é coloca-la dentro de um estojo protegido.
4- Não use lâminas que estejam largadas no banheiro ou que você não sabe quem as utilizou.
5- Se a lâmina tiver sinais de ferrugem (o mínimo que sejam) ou pareça velha e desgastada, jogue-a fora imediatamente.
LEIA TAMBÉM: