Saúde e Bem-Estar

RBS, por Camila Kosachenco 

Os problemas mais comuns que sabotam o esforço para emagrecer

RBS, por Camila Kosachenco 
28/05/2018 07:00
Thumbnail

Nem sempre a dificuldade em perder peso depende só de boa alimentação e exercício. Foto: Bigstock

Você vai ao médico ou nutricionista e, depois de um determinado período seguindo corretamente a dieta e se exercitando com frequência, nada de ver o ponteiro da balança cair e conferir a perda de peso. Se alguém aí se identificou com a situação, é bom ficar esperto: nem sempre a dificuldade em perder peso depende só de boa alimentação e exercício. Há uma série de fatores que podem atrapalhar esse processo.
“O mais importante é fazer um diagnóstico da possível causa do ganho de peso e se preocupar com o gatilho“, avalia José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
Ele é taxativo ao afirmar que não é uma dieta de poucas calorias ou algum medicamento que vai operar o milagre da balança:”É o diagnóstico correto. Se você sabe o que está acontecendo com o indivíduo, pode tratar”.
Por essa razão, é importante investir em um trabalho multidisciplinar, que envolva nutricionistas, médicos e psicólogos. “Quando há essa união, o resultado é muito melhor “, defende a nutricionista Josiani Pereira.
Elencamos alguns dos problemas mais comuns que podem sabotar seu esforço.

Seu metabolismo está baixo

Dieta da sopa, do shake, da proteína, do suco, do chá… A lista de receitas ditas milagrosas para eliminar as gordurinhas parece infinita. O problema é que, além de pobres em nutrientes, elas acabam deixando o metabolismo lento.
“O organismo se adapta à diminuição de calorias, começa a perder peso e diminui o metabolismo. É uma defesa contra o emagrecimento. No primeiro mês, a pessoa emagrece, no segundo, um pouco menos, e, à medida que o tempo passa, fica mais difícil, até o momento em que há o platô (quando o emagrecimento estaciona). Isso é fisiológico”, explica o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Airton Golbert, professor de endocrinologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Sua saúde mental não está bem

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
A ansiedade é um dos gatilhos para o ganho de peso.
“O paciente chega e diz “sou ansioso”. Essa ansiedade é quando uma situação qualquer gera desconforto e ele procura compensar com o mais rápido e prazeroso, que é o pão, o chocolate, o doce”, comenta José Alves Lara Neto.
Mas, lembre-se: não é a ansiedade que engorda, mas, sim, o excesso de comida.
O estresse também barra a perda de peso. Com a produção alta de cortisol, o hormônio do estresse, há uma tendência de acumular gordura, especialmente no abdômen.

Você dorme mal

(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)
Talvez a resposta para a estagnação da balança esteja no seu travesseiro: problemas de sono estão relacionados a uma maior tendência de engordar.
“Não há relação de causa e efeito, mas isso gera um desequilíbrio no organismo. Tem muito a ver com o hormônio cortisol, que depende do hábito de dormir e acordar”, explica Golbert.
Além disso, durante o sono é produzida uma série de hormônios importantes, inclusive aqueles relacionados à saciedade. Por isso, de acordo com a nutricionista Josiani Pereira, é comum ver pessoas com problemas de insônia passarem o dia cansadas, com dificuldade de concentração e apetite aumentado.
A especialista acrescenta que a insônia é resultado de diversos fatores. Um deles pode ser a redução da melatonina, o chamado hormônio do sono. Para amenizar o quadro, Josiani sugere a combinação de alguns alimentos com triptofano, aminoácido relacionado à sensação de bem-estar, e outros micronutrientes como cálcio, potássio, magnésio, vitamina B6 para aumentar os níveis de serotonina e melatonina.
“Linguado, salmão, anchova, truta, atum, banana, grão-de-bico, leite, iogurtes naturais, oleaginosas, couve, espinafre, acelga, folhas de nabo e chocolate 70% podem ser aliados”, enumera.

Sua tireoide está alterada

O endocrinologista Airton Golbert afirma que o hipotireoidismo é raro como causa do aumento de peso. Contudo, a doença pode causar inchaço e reduzir o metabolismo, dificultando o emagrecimento. Como os sintomas nem sempre são claros, a dica é consultar um médico para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado.

Algum medicamento está atrapalhando

(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)
Tomar medicamentos da classe dos corticoides (cortisona) também pode mexer com os ponteiros da balança. Eles fazem com que a pessoa tenha mais fome e ganhe medidas, engordando no rosto e no tórax, mantendo os membros finos.
“Mas, suspendendo a medicação, a pessoa melhora”, afirma Golbert.
Anticoncepcionais e antidepressivos também podem piorar o quadro, pois aumentam a fome ou causam retenção de líquido em algumas pessoas.
LEIA TAMBÉM