Saúde e Bem-Estar

Da redação

Por que o ouvido fica tampado ao descer a serra?

Da redação
27/01/2017 17:00
Thumbnail
A sensação incômoda que muitas vezes provoca dor nos ouvidos ao descer a serra pode ser culpa do nariz. O segredo para passar ileso a dor é estar com o nariz desentupido e bem hidratado. A dor acontece quando a pressão atmosférica aumenta e o corpo está indo para uma região mais baixa. Nesse caso, é feita uma força maior na membrana do tímpano do ambiente externo em relação ao organismo.
De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital IPO, Lisandra Arima, quando o nariz está obstruído, seja por gripe, seja por crise alérgica, as tubas auditivas  (que ligam o nariz ao ouvido) ficam inchadas, dificultando a ventilação do ouvido e assim não conseguem fazer a compensação de pressão atmosférica direito e, por isso, sentimos esse desconforto. Por isso, é importante deixar o nariz hidratado e bem limpo.  “Não há um estudo que fale sobre o tempo de duração desses episódios, porém eles podem causar dor, dependendo da intensidade da reação, e em casos extremos até virar uma otite, que é uma inflamação no ouvido”, conta. “Ou seja, quem estiver com o nariz trancado vai sentir mais desconforto durante uma descida de serra”, pontua.
O que fazer?
Lisandra explica que antes de iniciar a descida da serra é interessante fazer uso de um soro fisiológico nasal e até mesmo usar goma de mascar durante a viagem. “Com o movimento de mastigação acabamos auxiliando a abertura das tubas auditivas, o que facilita a compensação de pressão atmosférica do ouvido”, ensina.