Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Você pode não ser tão sedentário quanto aparenta; faça o cálculo e descubra

Amanda Milléo
02/07/2018 07:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Talvez você não seja tão sedentário quanto imagina. O cálculo do colégio norte-americano de Medicina Esportiva estima que, para alguém deixar de ser considerado sedentário, é preciso um gasto calórico que equivale a 10 mil passos caminhados todos os dias, ou 150 minutos de atividades moderadas por semana, ou ainda 75 minutos de atividades intensas semanalmente. Se você faz pelo menos a metade de algum desses valores, você pode ser visto como 50% sedentário – valor que estimula quem está começando na prática de uma vida mais ativa.
O cálculo é usado principalmente com pacientes que passam por cirurgias bariátricas, segundo Ricardo Wallace das Chagas Lucas, fisioterapeuta do Instituto Paulo Nassif. Em entrevista ao vivo para o Viver Bem (veja a entrevista completa abaixo), Lucas comenta que o nervosismo sobre a mudança nos hábitos de vida depois de uma cirurgia impactante, como a bariátrica, diminui quando o paciente entende quanto e quais exercícios vai precisar fazer dali para frente.
“Não falamos para a pessoa que ela vai fazer exercício físico porque precisa. Vai fazer a quantidade que precisa, com a intensidade que melhor cabe a ela. De repente, a paciente acharia que precisaria ficar duas horas na academia depois da cirurgia, e com essa análise acabamos demonstrando que só vai precisar de 40 minutos, três vezes por semana, por exemplo. Isso gera uma aderência porque mensuramos positivamente qual é o déficit daquela pessoa”, explica Lucas.
Da mesma forma, se a pessoa achava que precisaria de uma intensidade muito maior na prática física, o cálculo feito pelos profissionais de saúde também ajuda a determinar esse valor. “Em um sedentário considerado grave, acima de 50% sedentário, o exercício deve ser feito em uma quantidade maior, mas em uma intensidade mais baixa. Nos sedentários mais leves, a quantidade de exercício pode ser menor, mas em uma maior intensidade”, reforça o fisioterapeuta.

Não importa o grau, mude o comportamento

Ser 30%, 50% ou 70% sedentário não diminui, porém, o problema maior: todos são sedentários, seja qual for o percentual, e esse comportamento precisa ser mudado o quanto antes. Separar por números e em uma escala os mais ou menos sedentários, segundo Ana Cristina Huber, personal trainer vencedora do prêmio Top Trainer Brasil 2016, serviriam como um desestimulante para algumas pessoas.
“Há pessoas que gostam dos números, de calcular quanto caminhou naquele dia, quanto falta e isso a ajuda, mas para outras os números podem desestimular. Não dá para dizer que é pessoa é 20%, 30% sedentário. Ou é, ou não é. E pouco importa se é pouco ou muito, o importante é ser e deixar de ser”, explica a personal.
A mudança nos hábitos, também, precisa ocorrer de forma progressiva – de nada adianta você descobrir hoje que é sedentário porque não caminha os 10 mil passos todos os dias e passar de uma média de cinco mil passos diários para os 10 mil amanhã.
“Uma ideia bacana é a pessoa colocar como meta que quer atingir os 150 minutos de exercícios moderados por semana e calcular progressivamente: nessa semana, faz 60 minutos; na próxima, 70; depois 80, 90 e assim crescendo até atingir a recomendação e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, entre outras”, reforça Huber.
LEIA TAMBÉM