• Carregando...
Prato feito é mais calórico que fast food. Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Prato feito é mais calórico que fast food. Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo| Foto: GAZETA

Sanduíches de fast foods são os vilões da saúde moderna? Um estudo recente publicado no British Medical Journal revela que o perigo pode estar, também e com mais frequência, no bom e velho prato feito brasileiro. O estudo observou o valor calórico de refeições em restaurantes populares no Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia.

O resultado: 94% das refeições à la carte nesses países extrapolavam, e muito, o consumo energético por refeição recomendado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra (NHS), de 600 kcal. O nosso arroz, feijão, frango, mandioca, salada e pão somam quase três vezes o valor preconizado, incríveis e nada saudáveis 1.656 kcal.  Entre os fast foods, 72% das opções extrapolavam esse número “mágico”.

Mas a combinação dos alimentos nos pratos feitos não seria saudável? Pelos apontamentos da equipe do estudo, que teve apoio da Fapesp, a culpa é do exagero nas porções servidas nos restaurantes mundo afora. No Brasil, o tradicional PF pesa 841 gramas. Em Gana, 1.105 gramas; e, na Índia, 1.012 gramas.

>> Suspeita de caso de peste bubônica no RJ causa alerta

O estudo, segundo a Agência Fapesp, mediu as calorias de 223 amostras de refeições populares de 111 refeições escolhidas aleatoriamente de pratos à la carte e fast-food de restaurantes de Ribeirão Preto (Brasil), Pequim (China), Kuopio (Finlândia), Acra (Gana) e Bangalore (Índia).

Efeitos deletérios

A partir desse estudo, segundo Vivian Suen, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP) e uma das autoras do artigo, para combater a obesidade, causada pelo sedentarismo, ingestão de alimentos processados e açúcar, as pessoas também devem ficar de olho na quantidade excessiva de comida ingerida. “Não levamos em conta, nesse estudo, o modo de preparo e a composição nutricional dos pratos estudados. O fato é que, pelos restaurantes pesquisados, há uma parcela da população que está comendo muito”, disse Suen.

As refeições fast-foods observadas nesses países continham em média menos calorias (809 calorias) que as servidas à la carte (1.317 kcal), mas ainda assim acima dos valores ideais.

PRATO FEITO - CURITIBA, 03/11/2010 - ECONOMIA - ALIMENTAÇÃO - Prato feito: arroz, feijão e bife de contra filé - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
PRATO FEITO - CURITIBA, 03/11/2010 - ECONOMIA - ALIMENTAÇÃO - Prato feito: arroz, feijão e bife de contra filé - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo| GAZETA

Como comer

Mesmo os PFs sendo mais calóricos que os fast foods analisado na pesquisa, isso não quer dizer que essas comidas rápidas sejam a melhor opção, diz a coordenadora do curso de Nutrição da PUCPR, Flávia Auler. “Os fast foods têm muita gordura (saturada e trans), açúcar e sódio, além de serem compostos, em sua maioria, por produtos ultraprocessados”, diz ela.

Na opinião da professora, como os pratos feitos são, como diz o nome, predeterminados desde a cozinha, a orientação às pessoas é escolher restaurantes com PF de porções menores, ou com menos frituras e mais grelhados. “Se houver uma flexibilidade, peça sem batatas fritas e bolinhos, que acrescentam calorias (às vezes uma porção de batata frita tem 300kcal)”, diz ela.

>> Afogamento secundário pode ter consequências graves

Outro item que pode ser abolido do PF analisado na pesquisa seria o pão, que somado ao arroz e à mandioca fecha uma trinca de carboidratos. “Um pão de 50 gramas soma como 140kcal. O arroz geralmente é servido em 300gr, o que dá algo entre 400 e 500 kcal. O ideal é um prato de metade de verdura, um quarto de arroz e um quarto dividido em feijão e carne. Porém, nosso prato feito, quando observamos, costuma ser metade de carboidrato”, alerta.

Para alcançar uma saciedade e não exagerar, a nutricionista Flávia Auler diz que a dica é comer devagar, pois os neurotransmissores que controlam a saciedade só são ativados 20 minutos depois de começarmos a mastigar. “Não precisa radicalizar, mas descanse o garfo, mastigue devagar, respire, converse, contemple”, diz ela, alertando ainda para as más companhias das refeições: as bebidas açucaradas. “Um copo de refrigerante tem quase 200kcal, e é uma caloria rápida, ‘viciante’ e vazia. Prefira a água e em pequenas quantidades”, finaliza.

 

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]