Saúde e Bem-Estar

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo

“Há muita vergonha envolvida quando o assunto é saúde mental”, diz Lady Gaga

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo
19/04/2017 20:00
Thumbnail

(Foto: Divulgação/YouTube)

A cantora pop Lady Gaga e o príncipe William fizeram uma conferência para falar sobre saúde mental e as dificuldades em torno do tema. O vídeo, publicado na conta do Instagram da cantora, mostra ela tomando um chá em sua casa em Hollywood, nos Estados Unidos, no momento em que faz uma chamada de vídeo para o Palácio de Kensington, no Reino Unido, onde mora o príncipe William.
Ao longo da conversa, William comenta que se sentiu emocionado depois de ler a carta aberta escrita por Gaga recentemente. Assim, ele pergunta como é para ela falar sobre os seus sentimentos tão abertamente, ao que ela responde que inicialmente ficou nervosa, porque acordava todos os dias se sentindo triste e depois precisava subir no palco assim. “É algo muito difícil de descrever. Há muita vergonha envolvida quando o assunto é saúde mental”, ressalta Gaga, ao que o príncipe responde o quanto é importante ela não guardar essas questões. “Você não será julgada“, ele diz.
“Você sente que há algo de errado com você. E, na minha vida, eu fico tipo ‘olha, minha nossa, quantas coisas lindas e maravilhosas que tenho, eu deveria estar muito feliz’. Mas você não tem o que fazer quando acorda de manhã e se sente tão cansada, tão triste, repleta de ansiedade e sentimentos, e você mal consegue pensar. Então, foi como dizer ‘isso faz parte de mim, está tudo bem‘”, afirma a cantora, acrescentando que não se sente mais escondida.
Para William, o momento é agora para as pessoas se abrirem e não se sentirem sozinhas, nem tampouco diferentes por terem alguma doença mental. Ele diz que até mesmo uma conversa com um amigo ou familiar pode fazer a diferença.
Campanha Heads Together
O vídeo faz parte da campanha Heads Together, criada pela Família Real Britânica para quebrar os tabus sobre as doenças mentais. O vídeo surgiu depois que o príncipe Harry revelou o caos que viveu após a morte da mãe.  Ao Daily Telegraph, Harry revelou que levou quase 20 anos para processar a dor e que só recentemente procurou ajuda psicológica.
O príncipe diz ainda que decidiu expor seu passado para quebrar os tabus no que diz respeito à saúde mental, além de incentivar outras pessoas a também se abrirem com relação aos seus sentimentos.
LEIA TAMBÉM