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Ferramenta compara e indica quais são os protetores solares mais confiáveis

Proteste lançou uma calculadora online que mostra quais produtos têm o melhor custo benefício

mulher-aplicando-protetor-solar-na-praiaOs produtos foram avaliados anonimamente pela entidade de proteção ao direito do consumidor. Foto: Bigstock.

Em dúvida sobre como escolher o melhor protetor solar? A Proteste, entidade civil de defesa do consumidor sem fins lucrativos, disponibiliza uma calculadora online que promete ajudar nesta tarefa. Depois de analisar as principais marcas de protetores solares corporais do mercado brasileiro, o órgão selecionou os mais bem avaliados e com melhor preço. Os resultados podem ser acessados no site.

Na plataforma, há um filtro onde é possível conferir quais produtos custam mais ou menos de R$ 40. A calculadora também permite que o consumidor selecione outros filtros, como “marca”, “tipo de pele” e grau de FPS.

A veracidade do fator de proteção solar (FPS) das marcas foi um dos critérios avaliados pela Proteste. Nos laboratórios, especialistas verificaram se os números representavam, de fato, a proteção UV prometida – todos os protetores testados continham o aviso de “FPS 30″ nas embalagens.”De acordo com a legislação brasileira, o fator de proteção oferecido não pode ser inferior a 17% do valor indicado na embalagem”, divulgou a Proteste.

Quatro marcas obtiveram pontuação acima de 80, que garante “excelente qualidade” ao produto. No topo da lista, o protetor solar da L’Oreal, Expertise Supreme FPS 30. Apesar de ter garantido a mesma nota do Ideal Soleil Hydrasoft FPS 30, da Vichy (ambos com 89 pontos), o primeiro levou vantagem pelo preço. É vendido a partir R$ 33,21 – pouco mais de um real mais caro do que o da Vichy.

Em terceiro lugar, com 83 pontos, o Anthelios XL-Protect FPS 30, da La Roche-Posay. O protetor solar da brasileira Natura FPS 30 ficou com 80 pontos.

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Da esquerda para a direita, os protetores solares considerados “excelentes” pela Proteste.

Como os protetores foram testados

Todos os produtos foram comprados anonimamente e analisados pelos seguintes parâmetros: rotulagem (se continham todas as informações exigidas pela legislação e estavam legíveis), eficácia de proteção UV, resistência à água e análise sensorial. Nesta última, 30 mulheres avaliaram características como textura, facilidade de aplicação, se o produto era ou não “pegajoso” e se tinha fácil absorção.

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