Saúde e Bem-Estar

Redação

Qual é o tempo ideal para uma dieta funcionar? Pesquisa americana dá a resposta

Redação
14/06/2017 12:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Um ano é o período ideal para a duração de uma dieta, de acordo com uma pesquisa divulgada pela revista científica Lancet e desenvolvida pela Weight Watchers International, empresa vinculada aos Vigilantes do Peso. Além de ser mais benéfico à saúde, o período de 52 semanas traz melhores resultados aos pacientes com obesidade.
Realizada com 1.267 adultos com a doença durante dois anos, o estudo dividiu os participantes em dois grupos. O primeiro foi acompanhado durante três meses e o segundo durante um ano. Quem participou do estudo durante o ano todo perdeu significativamente mais peso, reduziu o risco para diabetes tipo 2, conseguiu manter o peso por mais tempo e teve uma propensão a perder de 5% a 10% ou mais do peso inicial em relação aos participantes que ficaram apenas três meses.
Para comprovar a eficácia do período de 12 meses, ao final de dois anos – ou seja, um ano depois do tratamento de quem permaneceu 52 semanas na dieta – todos os participantes foram submetidos a uma consulta de medição. Embora todos, tanto os participantes da dieta em três meses, quanto os participantes do ano completo, tenham recuperado uma porção do peso inicial, quem seguiu o programa durante um ano teve perdas de peso superior e melhorias na medida da circunferência abdominal e gordura corporal.
“O programa de 52 semanas produz uma perda de peso mais significativa e outros benefícios clínicos, em comparação ao programa de 12 semanas. Embora possa custar mais, o estudo sugere que o programa de 52 semanas tem um custo benefício a longo prazo”, de acordo com informações do estudo, divulgado no início de maio na revista científica.
LEIA TAMBÉM