Saúde e Bem-Estar

Katia Michelle

Tomar vários banhos ao dia pode prejudicar a pele mais do que limpar

Katia Michelle
20/04/2018 11:21
Thumbnail

Banhos demais podem prejudicar a camada natural que protege a pele, facilitando o ressecamento e a entrada de micro-organismos prejudiciais. Foto: Bigstock

Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, divulgado recentemente diz que banhos diários fazem mal a saúde. Calma. Você não precisa recorrer a essa desculpa para pular aquela higiene diária. Tomar banho todo dia é importante, sim, mas banhos demais fazem mal à saúde e prejudicam a camada protetora da pele.
Quem explica é a médica dermatologista Vanessa Nunes, do corpo clínico do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, e membro do Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Ela esclarece que a pele tem um manto lipídico, uma camada de gordura que protege a pele de micro-organismos nocivos. “Sempre que tomamos banho, perdemos 2/3 dessa camada, que funciona quase como uma impermeabilização da pele”, compara. Além disso, essa camada de gordura impede a evaporação de água, mantendo a hidratação da pele e do corpo. Tanto que ela ressalta que doenças de pele não são apenas externas, mas podem, também, atingir os rins, já que falta água no corpo.
Isso, não significa, porém, que é preciso reduzir drasticamente a quantidade de banhos periódicos, mas um banho diário é suficiente, conforme explica a médica. “Depois do banho, a pele fica reconstituída, mas a chuveirada também remove os óleos naturais da, o que pode reduzir o número de bactérias saudáveis, vírus e outros micro-organismos que auxiliam o funcionamento do sistema imunológico”, considera.
Qual o melhor período do dia para tomar banho?
Escolher a melhor hora do dia para tomar banho é fundamental para que aquela chuveirada ajude na saúde no lugar de prejudicar a pele. Portanto, a noite é o período ideal. A médica dermatologista Vanessa Nunes ressalta que durante o dia a pele vai acumulando poluição, fuligem e suor. Então, quando se chega em casa do trabalho é fundamental tomar um banho, não muito quente, tirar a “sujeira” e passar muito hidratante.
Assim, durante a noite, a pele tem o tempo necessário para recuperar o manto lipídico perdido durante a chuveirada. “Você acorda com a pele recuperada e pronto para enfrentar mais um dia fora de casa”, diz a médica. Ela conta que faz uma verdadeira campanha no consultório para que as pessoas passem a tomar menos banhos diários. “A virtude está sempre no meio”, considera.
Mas e se você costuma ir para academia ou praticar esportes durante o dia ou até na hora do almoço, o que fazer? Nesse caso, a médica indica tomar um banho sem sabonete, apenas com água, para tirar o suor sem prejudicar a camada natural de proteção. E passar bastante hidratante.
LEIA TAMBÉM