Saúde e Bem-Estar

Estadão Conteúdo, com Redação

“Quase perdi a visão ao usar um produto de limpeza”; revela ex-paquita

Estadão Conteúdo, com Redação
03/07/2018 16:25
Thumbnail

Médicos alertam que o contato dos olhos com produtos de limpeza pode deixar sequelas graves. Foto: Bigstock

A ex-paquita Roberta Cipriani, que trabalhou ao lado de Xuxa durante as décadas de 1980 e 1990, contou ter sofrido um acidente com um produto de limpeza que estava mal armazenado em sua casa, que quase trouxe graves consequências à sua visão.
“Eu tive um acidente em casa, guardando produto de limpeza,  um ácido para limpar fogão. Não estava guardado corretamente, a tampa estava meio aberta e estava todo escorregadio. Ele escorregou da minha mão, caiu no chão e o líquido caiu nos meus dois olhos. Tive o lado direito do olho queimado 10% e o esquerdo 45%.”, contou.
Roberta procurou ajuda médica e relata que, por pouco, não perdeu a visão: “A oftalmologista disse que eu poderia ter ficado cega se pegasse na córnea. Pegou um pedacinho, mas não chegou a atingir minha visão.”
“Que isso sirva de alerta. Prestem atenção aos produtos que vocês compram, a maneira que vocês usam e, principalmente, a maneira que vocês guardam esses produtos, por causa das nossas crianças também”, encerrou, reconhecendo não ter utilizado o produto conforme as indicações presentes na embalagem.
“Graças a Deus já estou me recuperando e não ficará nenhuma sequela”, tranquilizou aos seus seguidores.
Veja o vídeo que Roberta compartilhou em seu Instagram:
Isso é comum?
Roberta teve sorte. Segundo a oftalmologista Ana Paula Canto, as sequelas decorrentes de queimaduras oculares são graves e podem durar toda a vida, mesmo se não houver cegueira. Os tratamentos envolvem uma série de colírios antibióticos e anti-inflamatórios na fase aguda e, em alguns casos, até transplantes.
O cenário mais grave é quando as células limbares, que ficam entre a córnea e a conjuntiva, são lesionadas. “Elas são as precursoras das células da córnea. Quando são afetadas, a córnea fica esbranquiçada e cheia de vasos. Apenas com um transplante de limbo é possível resolver”, explica a especialista. Ao contrário de um transplante de córnea, mais comum, o procedimento é tão complicado quanto um transplante de medula – se os dois olhos foram afetados, é preciso achar alguém compatível.
Lavar, lavar e lavar
A oftalmologista diz que a primeira coisa a se fazer quando há um acidente assim é lavar os olhos em água corrente. “Quando a pessoa achar que lavou o suficiente, recomeça todo o processo”, explica. Em seguida, é preciso correr ao pronto-socorro, já que qualquer partícula presente continua corroendo o olho.
LEIA TAMBÉM